Inpe rebate críticas feitas por ministro do Meio Ambiente sobre Amazônia

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quinta-feira uma nota rebatendo as críticas feitas pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista concedida ao jornal ‘Folha de S. Paulo’.

O instituto com sede em São José dos Campos escreveu para “esclarecer o funcionamento dos sistemas de monitoramento das alterações da cobertura vegetal” que são feitos pelo Instituto na Amazônia.

Na entrevista, Salles afirma que as atividades de fiscalização do Inpe possuem deficiências e que os dados sobre desmatamento não são precisos.

“Do jeito que a turma defende, parece que o Inpe chega no dia 1º de janeiro e faz o monitoramento de toda a Amazônia, depois no ano seguinte faz a conta de mais e menos e vê quanto desmatou. Não é assim que funciona. Você não passa o scanner por cima da área toda o tempo todo; o satélite passa a cada 14 dias, se tiver uma nuvem, já não viu ali. Então faz um número por estimativa. Os dados não são precisos, nesse aspecto”, disse.

Na nota divulgada, o Inpe detalhou a operação feita pelos três sistemas operacionais do programa de monitoramento, apontando que os resultados indicam um nível de precisão superior a 95%. “Como instituição de pesquisa e inovação, o Inpe acompanha as inovações científicas e tecnológicas na área de observação da terra por satélite, para constante melhoria de seus sistemas de monitoramento da Amazônia”, diz trecho da publicação.

Fonte: OVALE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *