‘ADUAR’ SERÁ ATRAÇÃO MUSICAL DURANTE EVENTO DE NATAL NO MUSEU MAJOR NOVAES

Na noite deste sábado, 15, o Museu Major Novaes receberá uma dupla mineira em sua programação de natal. O projeto musical ADUAR, composto por Gabriel Guedes e Thobias Jacó irá trazer músicas autorais, além de algumas releituras de artistas como Sá & Guarabyra, Almir Sater, Renato Teixeira, O Teatro Mágico e Xangai. A apresentação ocorrerá às 20h30min.

“Nossa proposta é desenvolver um trabalho interpretando e compondo canções voltadas para questões sociais e ambientais, por exemplo, tentando aprender com os olhares das pessoas que encontramos neste trânsito nosso entre o rural e o urbano” afirma Gabriel.

A dupla se conheceu no início de 2017, no Departamento de Música da UFSJ, onde estudam. Como grande parte dos grupos brasileiros que se conheceram durante o estudo, ambos perceberam muitas coisas em comum em suas canções autorais e tiveram vontade de montar um projeto juntos. Em breve, será lançado “Piracema”, o EP resultante dessa união.

O nome do projeto (ADUAR), foi escolhido por possuir o sentido de formar duo, além de unir o urbano e o rural, o antigo e o novo, remetendo aos significados dicionarizados de repartir a água e povoação temporária de pastores.

A proposta do evento no museu é comemorar as festividades do Natal e o fim do ano com artistas e músicos da região. Nesse sentido, a dupla cai como uma luva: “A música regional tem a capacidade de falar das coisas com muita identidade, já que, teoricamente, está enraizada em sua terra. Eventos como este são fundamentais pra difundir e fortalecer esta música tão própria de um povo e seu lugar” revela o duo.

Um pouco mais sobre os músicos

Gabriel Guedes

Tornou-se músico por influência familiar. A música sempre fez parte da família: o avô foi um grande violonista, assim como o pai, e lá todos cantam. Decidiu levar a música como profissão ao perceber que era sempre sua primeira opção e desde então segue trilhando um caminho buscando compreender os contextos onde está inserido e construir um trabalho consistente com suas vivências.

Mora em São João del Rei, estudante do curso de Música da UFSJ. Como compositor trabalha com música autoral desde 2008, se apresentando em Festivais de Música e outros eventos culturais. Teve a oportunidade de atuar algumas vezes como arranjador e produtor musical em alguns projetos de amigos e colegas muito queridos. Em formações como solo, duos e bandas, trabalha tocando em bares, restaurantes e casas de show. É professor de música desde muito novo, possuindo grande paixão pelo ofício de lecionar.

Thobias Jacó

Brinca com a voz desde criança, sonhava ser cantor. Com o primeiro violão chegou a vontade de compor. Escutou muita música raiz, regional, MPB e Rock. Muita coisa aconteceu até se dar conta de que deveria assumir a música como profissão; já estava quase terminando a graduação em Letras quando percebeu o quanto compor, tocar e cantar eram mais importantes que qualquer outra coisa. Já vivia da musica quando terminou a graduação e decidiu estudar música, ao invés de procurar emprego como professor de Português.

Circulou por cidades do ES, RJ e MG, até fixar residência em São João del Rei, onde estuda Licenciatura em Música com habilitação em Canto Popular. Leciona na Escola de Viola Caipira de Santa Cruz de Minas, trabalha com música ao vivo e mantém o próprio projeto autoral e o do Aduar, também de cunho autoral. Gosta muito de ler quando não está compondo ou tocando, o que, de qualquer forma, alimenta todos estes fazeres que envolvem a canção.

 

Por: Redação
Foto: Thamiris Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *