Tricampeão da Fórmula 1, Niki Lauda morre aos 70 anos

Luto no automobilismo. Morreu na segunda-feira à noite o austríaco Niki Lauda, aos 70 anos, tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores nomes da história da categoria. No ano passado, ele havia passado por um transplante de pulmão e chegou a ficar dois meses internado após a cirurgia. Atualmente, ele era diretor da equipe Mercedes, mas estava afastado do cargo por conta dos problemas de saúde. O austríaco morreu em Viena e as primeiras informações dos familiares citam insuficiência renal renal.

Como piloto, Lauda foi campeão em 1975, 1977 e 1984, um ano antes de encerrar a carreira. Os dois primeiros títulos foram conquistados pela Ferrari; o terceiro veio pela McLaren. Na década de 1970, o austríaco, rivalizou com o brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial em 1972 e 1974.

Em 1976, o austríaco sofreu um grave acidente no GP da Alemanha, em Nurburgring, quando seu carro pegou fogo, ele teve boa parte do corpo queimado e ficou entre a vida e a morte. Incrivelmente, ele se recuperou em 45 dias, voltou às pistas e ainda foi vice-campeão naquele ano.

No total, Lauda disputou 177 provas na carreira, com 25 vitórias e 24 pole positions, além dos três títulos mundiais.

EMBRAER.

Em 2009, Lauda, que também foi dono de uma companhia aérea, esteve em São José dos Campos, onde adquiriu um avião da Embraer, o EMB-190 – na época, pagou cerca de R$ 82 milhões pelo avião, para a companhia Niki Luftfahrt, que já não existe mais. Atualmente, ele esteve à frente da Laudamotion.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *