Decreto autoriza que Guarda Civil passe a atuar armada em Taubaté

Previsão é que ao menos 40 agentes comecem a utilizar as armas em serviço em janeiro de 2020.

Um decreto publicado na última terça-feira (4) autoriza que a Guarda Civil Municipal de Taubaté (SP) passe a atuar armada na cidade. A previsão é que os agentes comecem a utilizar as armas em serviço em janeiro de 2020.

Segundo a prefeitura, a guarda atualmente tem efetivo de 250 agentes e 40 deles já estão capacitados para trabalhar com o porte de arma. O restante deve receber o treinamento nos próximos meses.

“Capacitamos os 40 homens e mulheres dentro do que a lei exige, que são os exames psicológicos e o treinamento de tiro”, explica o secretário de segurança pública, Euclides Maciel.

Segundo o secretário, o treinamento de tiro tem duração de 100 horas e após serem habilitados os guardas receberam um certificado de que estão aptos a portar arma. “Nós mandamos essa documentação para a superintendência da Polícia Federal em São Paulo e eles já remeteram para nós o porte dos 40 que já estão prontos”, falou Euclides.

O próximo passo, segundo o secretário, é obter uma liberação do exército para que as armas já adquiridas possam ser entregues à prefeitura. “Agora é só aguardar a remessa das amas com a autorização do exército”, disse Euclides. De acordo com a prefeitura, a previsão é que elas cheguem até janeiro.

HISTÓRICO
A prefeitura anunciou o projeto de guarda armada em outubro de 2018, quando enviou a proposta ao legislativo. De acordo com a gestão, à época, a proposta é combater a criminalidade e garantir a integridade dos agentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *