Número de casos de Aids no Vale cai 30% em 10 anos, revela Estado

Os novos casos de Aids na RMVale tiveram redução nos últimos 10 anos. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os novos casos tiveram uma redução de 34,78% entre os anos de 2007 e 2017 (até o mês de junho), com 135 novos casos no último levantamento feito pela secretaria estadual.

Os óbitos pela doença também diminuíram. Segundo os dados, a mortalidade da doença caiu em 15,15% na última década. O último levantamento registrou 56 óbitos.

Em 2018, a Secretaria de Saúde de São José dos Campos diagnosticou 176 casos novos de HIV/Aids. Em Jacareí, o total de novos casos neste ano foi de 69. Guaratinguetá registrou 18 novos casos e a cidade de Taubaté teve 71 novos casos.

No estado de São Paulo, A taxa de incidência teve queda de 31,3% na última década. Em 2017, a taxa foi de 14,9 casos por 100 mil habitantes, contra 21,7 casos.


Luta

O taubateano Pedro Malheiros, de 70 anos, faleceu no ano passado, depois de décadas lutando contra a doença. Ele teve sua trajetória marcada pelo ativismo durante sua trajetória de vida.

“Meu tio travou para que portadores do vírus tivessem uma vida digna. Hoje, vendo a redução dos casos, tenho um sentimento de recompensa. A batalha travada por ele valeu a pena. “, afirma Luiz Malheiros, sobrinho de Pedro.

Prefeituras da região fazem campanha de prevenção da doença durante todo o mês

As prefeituras da região oferecem durante todo o mês de dezembro testes rápidos gratuitos para detecção da doença nas unidades de saúde. Em Taubaté, até o dia 6, serão feitos testes em pontos itinerantes, como o Taubaté Shopping. Além dos testes, serão realizadas palestras e atividades educativas para alertar a população sobre os riscos de contrair a doença.

Fonte: OVALE
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *