Erro em divulgação envolve Prefeitura de Bananal em briga de ex-vocalista com o “Bonde do Forró”

Lauro Bonde reclamou de uso indevido da sua imagem, classificou como propaganda enganosa e foi rebatido pelo dono da banda, DJ Maluco, em vídeo

A Prefeitura de Bananal divulgou recentemente a programação de shows entre os dias 08 e 10 de julho celebrando os 190 anos de emancipação político-administrativa do município. As apresentações serão gratuitas no espaço público da Praça Rubião Júnior, centro histórico da cidade.

Um erro na divulgação publicada nas redes sociais, vinculou a imagem do vocalista Lauro Bonde à sua antiga banda – o famoso “Bonde do Forró” – e acabou envolvendo a Prefeitura de Bananal, involuntariamente, numa polêmica e até em fakenews espalhada pelo WhatsApp.

Na manhã da terça-feira, 28, a prefeitura corrigiu a informação e publicou novo banner com a imagem correta dos vocalistas da formação atual do “Bonde do Forró”, que irão se apresentar na cidade em 09 de julho, um sábado.

O equívoco causou polêmica porque originou mais uma divergência de Lauro Bonde com o dono da banda que tocará em Bananal. Há um histórico de troca de farpas entre eles desde que Lauro saiu do “Bonde do Forró”. Ele foi um dos vocalistas da banda por quase duas décadas e saiu 2 anos atrás.

BRIGA POR MARCA VINCULADA À BANDA

Lauro e os donos da marca se desentenderam no curso de um projeto que implementaria duas bandas vinculadas ao Bonde do Forró. Chegaram ao ponto de brigar na justiça pelos direitos da marca da segunda banda, denominada “Bonde das Antigas do Forró”, em ação que tramitou no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O entrevero começou em maio de 2020 e se agravou três meses depois, quando Lauro se desligou do “Bonde do Forró” anunciando que passaria a integrar o “Bonde das Antigas do Forró” em projeto independente.

O desentendimento resultou em processo no ano de 2021 na 17ª Vara Cível de Recife, com valor da causa em R$ 100 mil reais.

Um pedido de tutela antecipada para impedir Lauro de utilizar o nome “Bonde das Antigas do Forró” foi indeferido. No processo, os autores da ação (a vocalista Juliana Bonde e o Produtor DJ Maluco), donos da marca “Bonde do Forró”, alegaram ser os idealizadores do projeto de formação da segunda banda, de terem registrado a nova marca no INPI e serem proprietários da denominação utilizado por Lauro.

Na ocasião, a Justiça não concedeu a tutela por entender que o depósito do registro da marca no INPI conferia mera expectativa, ficando a outorga de exclusividade dependendo do Certificado do Registro de Marca a ser emitido pelo órgão. Dessa forma, o Juízo da ação entendeu que, até então, não existia prova de que Lauro estivesse fazendo uso indevido da marca “Bonde das Antigas do Forró”.

Desde então, a troca de farpas entre eles passou a ser comum, em acusações mútuas de plágio, falsidade e uso indevido da marca.

SHOW E POLÊMICA EM BANANAL

Foi nesse contexto que o erro no cartaz divulgado pela prefeitura de Bananal acabou gerando nova rusga.

Ao tomar conhecimento da publicação, Lauro gravou um vídeo denunciando utilização indevida de sua imagem, a classificou como enganosa e afirmou que não estaria no show em Bananal no dia 09 de julho. Disse que entraria em contato com o presidente nacional do Partido do prefeito de Bananal para a adoção das medidas cabíveis. Embora tenha deixado indiretas ao antigo grupo, Lauro falou em tom cordial sobre a prefeitura e autoridades locais, sem utilizar qualquer tipo de ameaça. Ao contrário, agradeceu a Prefeitura, a Câmara Municipal e a população de Bananal, manifestando desejo de um dia cantar aqui.

(Gazeta de Bananal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *