MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BARREIRO REALIZA OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DA MATA ATLÂNTICA COM A LENTE CLIMÁTICA  

São José do Barreiro, 10/02/2025 – No próximo dia 19 de fevereiro, às 14h, a prefeitura realizará uma importante oficina destinada à construção do Plano Municipal de Conservação e Restauração da Mata Atlântica. Este evento será coordenado pela Marimar Consultoria e Gestão Ambiental e contará com a presença de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da prefeitura e, principalmente, da sociedade civil.  

A oficina faz parte de um esforço contínuo para integrar a comunidade na formulação de políticas públicas voltadas a manutenção da biodiversidade, que visem à melhoria da qualidade de vida local e maior resiliência aos impactos das mudanças do clima. A participação ativa dos cidadãos é crucial para garantir que as ações propostas neste instrumento reflitam as reais necessidades e desejos da população.  

Um dos destaques do evento será a realização da Consulta Pública de Percepção Ambiental, uma ação que visa sensibilizar os participantes sobre a importância da gestão ambiental local.  

Durante a consulta, os cidadãos serão convidados a classificar aspectos ambientais diretamente relacionados à sua qualidade de vida, explorando oito temas chave como Água. Resíduos, Informações Ambientais e Clima, no contexto do município.  

A expectativa é que essa abordagem não apenas fortaleça a gestão ambiental, mas também promova um sentido de pertencimento e responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente local. A construção deste plano não é apenas uma questão de política pública, mas um compromisso com o futuro sustentável do município.  

A presença e o engajamento da sociedade civil são fundamentais para o sucesso deste projeto. É uma oportunidade única para os cidadãos influenciarem positivamente o desenvolvimento sustentável da região e garantirem um ambiente equilibrado e saudável para a nossa e futuras gerações.  

A oficina é aberta ao público e todos os interessados são incentivados a participar.  

Mais informações:  

mariana@marimargestaoambiental.com.br 

Fonte: Prefeitura de São José do Barreiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *