CHEGADA DE FRENTE FRIA ENCERRA CALOR E DERRUBA TEMPERATURAS EM MAIS DE 10°C NO VALE E REGIÃO

A longa sequência de calor nas cidades do Vale do Paraíba desde o início do mês deve chegar ao fim. Isso porque a chegada de uma frente fria promete derrubar bruscamente as temperaturas na região a partir deste sábado (25).
No fim de semana, as temperaturas devem ficar na casa dos 20°C nas cidades da região.
De acordo com o portal Clima Tempo, essa massa de ar polar avança sobre a região nessa sexta-feira (24) e vai provocar frio e chuva durante o fim de semana. É possível, inclusive, que essa condição permaneça até segunda-feira (27).
Maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos pode chegar a 32°C nesta sexta, quando o calor ainda deve prevalecer. No fim de semana, porém, a máxima prevista é de 19°C – uma queda de 13°C nos termômetros. A mínima fica em 12°C.
No Litoral Norte a queda prevista é ainda maior. Caraguatatuba pode ir a 38°C nesta sexta, mas a máxima deve ficar em apenas 21°C no domingo. A mínima fica em 15°C.
Bragança Paulista, na região bragantina, tem máxima de 20°C e mínima de 15°C no fim de semana, enquanto Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, tem máxima de 18°C e mínima de 10°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia publicou até um alerta ‘amarelo’ – que representa perigo potencial – para a possibilidade de grande declínio das temperaturas.
Além do frio, deve chover durante o fim semana – algo que também tem sido raro neste mês. Não estão previstos grandes acumulados, mas o céu ficará fechado na maior parte do tempo.

MOTIVO DO FRIO
De acordo com o portal Clima Tempo, pequenas frentes frias que passaram pelo Brasil nas últimas semanas conseguiram enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico que provocou a onda de calor registrada no país em maio.
Apesar de não terem conseguido manter temperaturas baixas, essas condições fizeram o sistema de alta pressão se descolar para o oceano, o que permitiu que o país voltasse para uma condição de normalidade.
Assim, a chegada de frentes frias mais fortes – como essa prevista para o fim de semana – é mais fácil. No caso dessa massa de ar polar, a condição foi formada entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai, e está se deslocando em direção ao Sudeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *