APÓS ONDA DE CALOR, FRENTE FRIA DEVE TRAZER CHUVA E DERRUBAR TEMPERATURAS EM ATÉ 14°C

Previsão é que as temperaturas caiam com a chegada de uma frente fria a partir desta sexta-feira (17).

Após uma semana de atuação de uma onda de calor extremo, a chegada de uma frente fria promete trazer chuva e derrubar as temperaturas no Vale do ParaíbaLitoral Norte e Serra da Mantiqueira a partir desta sexta-feira (17). No domingo, a previsão é de queda de até 14°C nas temperaturas.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta informando que estão previstas tempestades e rajadas fortes de vento até o próximo domingo (19).

De acordo com o órgão, as rajadas de vento podem atingir 100 quilômetros por hora. As chuvas, por sua vez, podem chegar a 150 milímetros no Vale, litoral e serra – leia algumas orientações abaixo.

Meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o especialista Giovanni Dolif explica que a frente fria chega nesta sexta, mas a virada no tempo será mais perceptível a partir do sábado (18).

“O tempo começa a virar na sexta, com possibilidade de chuva, que já vai ajudar a refrescar esse calor, mas a frente fria chega de vez no sábado, com pancadas fortes e generalizadas, até com possibilidade de granizo.”

Vento em Caraguatatuba — Foto: Marcos Paulo da Silva/Vanguarda Repórter
Vento em Caraguatatuba — Foto: Marcos Paulo da Silva/Vanguarda Repórter

“Haverá risco de queda de árvore, muros, interrupção de energia novamente, como aconteceu em São Paulo no começo do mês. É preciso ter muita atenção nas áreas de risco”, completa.

Entre sábado e domingo, a tendência é de grande variação nas temperaturas. Maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos pode ter uma queda de 12°C de temperatura entre 12h de sábado e 12h de domingo.

Confira as previsões:

São José dos Campos (Vale do Paraíba)

  • Máxima de 36°C às 12h de sábado para 24°C para às 12h de domingo
  • 12°C de variação

Caraguatatuba (Litoral Norte):

  • Máxima de 36°C às 12h de sábado para 22°C para às 12h de domingo
  • 14°C de variação

Campos do Jordão (Serra da Mantiqueira):

  • Máxima de 30°C às 12h de sábado para 20°C para às 12h de domingo
  • 10°C de variação

De acordo com o meteorologista, a frente fria chega da Argentina e vai dar fim à onda de calor que atuou sobre a região e, inclusive, foi responsável por bater recordes de temperaturas máximas em algumas cidades, como Taubaté e Campos do Jordão.

“A frente fria é o para-choque de uma massa de ar frio. Vem de latitudes mais alta, dessa vez da Argentina. É um movimento de massa que vai empurrar o calor para outras regiões. Então haverá uma troca na atmosfera. O ar quente deve seguir em direção ao oceano Atlântico”, explica.

Massa de ar frio que atingirá o Vale do Paraíba tem cerca de quatro mil quilômetros de baixa pressão — Foto: Reprodução/Cemaden
Massa de ar frio que atingirá o Vale do Paraíba tem cerca de quatro mil quilômetros de baixa pressão — Foto: Reprodução/Cemaden

Dolif explica que, em situações em que uma onda de ar quente atua sofre uma região, a chegada de uma massa de ar frio faz com que as duas massas se misturem e uma empurra a outra, ocupando a atmosfera.

“É um ciclone extratropical gigantesco. Cerca de quatro mil quilômetros de baixa pressão. Vai redistribuir o calor para outras regiões. A frente fria vai se misturar com o ar quente inicialmente. Com isso, o fluido atmosférico se movimenta e rola um empurra-empurra, que vai permitir que o ar frio entre em cena”, explica.

Orientações da Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, com a previsão de chuvas e ventos fortes, a orientação é que as pessoas evitem áreas arborizadas durante as tempestades, devido ao risco de quedas de árvores.

Ao identificar sinais de ventos intensos, as pessoas devem buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.

Há também risco de deslizamentos de terra e alagamentos. Portanto, moradores de áreas de risco devem ficar atentos e preparados para deixar o local caso a situação se agrave.

Com o temporal previsto, há possibilidade de quedas de árvores na região — Foto: Claudio Lisboa/Aplicativo Vanguarda Repórter
Com o temporal previsto, há possibilidade de quedas de árvores na região — Foto: Claudio Lisboa/Aplicativo Vanguarda Repórter

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *