CORRIDA PELO ‘CARRO VOADOR’: COM QUASE 3 MIL ENCOMENDAS, EMBRAER LIDERA RANKING INTERNACIONAL DE PEDIDOS POR EVTOLS

Lista mostra que pedidos à Embraer pelos carros voadores são o dobro de concorrente britânica e chinesa.

Um ranking internacional que mostra o número de encomendas de carros voadores – os eVTOLs – apontou que os veículos a serem fabricados pela Embraer, em Taubaté, no interior de São Paulo, lideram com sobra o interesse do mercado.

De acordo com o Índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada (AAM Reality Index), da SMG Consulting, a Eve, subsidiária da Embraer, acumula 2.850 pedidos pelos eVTOLs.

O número é exatamente o dobro do número de pedidos da Vertical Aerospace, empresa britânica que acumula 1.425 pedidos em andamento. A empresa chinesa Ehang aparece em terceiro lugar, com 1.256 encomendas aos carros voadores.

Ranking internacional de pedidos de carros voadores

EmpresaPaísPedidos
Eve HoldingsBrasil2850
Vertical AerospaceReino Unido1425
EhangChina1256
ElectraEstados Unidos1200
Elroy AirEstados Unidos920
LiliumAlemanha735
Ascendance Flight TechnologiesFrança555
Jaunt Air MobilityEstados Unidos530
Heart AerospaceSuécia472
RegentEstados Unidos445
VolocopterAlemanha400
EviationEstados Unidos379
Beta TechnologiesEstados Unidos303
SkydriveJapão207
AutoflightChina205
Dufour AerospaceSuíça201
ArcherEstados Unidos200
AerofugiaChina100
OverairEstados Unidos50
Wisk (Boeing)Estados Unidos30
Fonte: SMG Consulting

A lista feita pela SMG também mostra o ranking das empresas com ‘pedidos firmes’, ou seja, aqueles pedidos onde a venda já está confirmada. Nesse quesito, a Embraer está zerada e vê concorrentes como a Beta Technologies, dos Estados Unidos, liderar o quesito, com 184 pedidos firmes. A chinesa Ehang aparece em segundo, com 169 pedidos firmes.

A previsão do primeiro voo do eVTOL da Embraer, segundo a consultoria, está previsto para 2024, mas o veículo deve estar em funcionamento pleno a partir de 2026. A lista ainda mostra outras empresas com prazo de funcionamento ainda maior, como o caso da empresa americana eAviation, em 2030.l

Carros voadores no Brasil

A Eve, subsidiária da Embraer que está construindo um “carro voador”, espera alcançar 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A aeronave, chamada oficialmente de eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), deve operar comercialmente na capital paulista a partir de 2026, segundo a empresa.

Os carros voadores serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer em Taubaté e a unidade será ampliada para receber a linha de produção do eVTOLs.

A Embraer informou que tem uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, o que representa mais de US$ 8 bilhões em vendas, para clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. São 28 clientes.

Primeira fábrica do 'carro voador' da Embraer no Brasil será em Taubaté, no interior de SP — Foto: Embraer/Divulgação
Primeira fábrica do ‘carro voador’ da Embraer no Brasil será em Taubaté, no interior de SP — Foto: Embraer/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *