GOVERNO DE SP VAI FECHAR 30 CLASSES ESCOLARES EM NOVE CIDADES DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO, APONTA APEOESP

Medida atinge todo o Estado de São Paulo, onde 312 classes serão fechadas. Sindicato condena a iniciativa.

O governo do Estado anunciou o fechamento de 30 classes escolares em nove cidades do Vale do Paraíba e região bragantina. Ao todo, são 104 mil classes que fecharão as portas em São Paulo.

O anúncio foi feito na última semana pela Secretaria Estadual de Educação e visa o redimensionamento de classes. Em todo o estado, 312 delas serão fechadas de um total de 104 mil.

Na região do Vale do Paraíba, o município com maior quantidade de classes fechadas é Pindamonhangaba, com 18 salas de ensino médio. Depois aparece Caraguatatuba, com três classes, São José dos Campos e Caçapava, com duas cada, e Bragança Paulista com uma.

Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a medida irá provocar a superlotação em salas de aulas, prejudicar o aprendizado de estudantes e o trabalho de professores.

Veja as cidades que terão classes fechadas na região:

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a medida ocorre anualmente e segue critérios das Resoluções SE nº2/2016 e SE nº 62/2018.

A pasta explicou que isso acontece quando, ao final de cada bimestre, a rede constatar o aumento ou diminuição da demanda escolar.

Informou ainda que as adequações ocorrem em outras turmas da mesma unidade e do mesmo turno, mantendo a rotina escolar dos alunos e que o quadro permanente de professores não tem perda de aula.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *