REFERÊNCIA EM TURISMO HISTÓRICO E DE AVENTURA, SÃO JOSÉ DO BARREIRO COMPLETA 164 ANOS COM LEQUE DE ATRAÇÕES

Município está em festa para receber visitantes que, além das rotas turísticas já consagradas, aproveitam programação local de aniversário

Opção de turismo voltado ao descanso, ao contato com a natureza, à aventura e à história do Brasil, São José do Barreiro completa 164 anos nesta quinta-feira (9). E, para comemorar, a cidade programou várias atrações gratuitas, que possibilitará aos visitantes maior imersão na cultura local.

Quem se hospedar em SJ Barreiro entre os dias 8 e 12 de março conhecerá o lado festivo do município de cerca de 5 mil habitantes, que além de integrar o Vale Histórico, região das estâncias turísticas que detêm rico patrimônio histórico, é denominado como “Paraíso do Trekking no Brasil”.

A programação de aniversário terá início às 19h desta quarta-feira (8) e seguirá até o fim da tarde de domingo (12). Estão previstos shows musicais noturnos com estilos variados e exibições de filmes na praça da Matriz de São José. Também haverá desfile cívico, recreação para crianças, além da realização da 1ª Corrida de Rua de Barreiro, que é um dos destaques do festejo (confira a programação completa abaixo).

CLIMA DE FESTA

Prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga ressalta que a cidade está em clima de festa para receber os visitantes. “Estamos de braços abertos para os turistas e, com a programação de aniversário, será possível que eles conheçam, além das rotas turísticas, o nosso povo e costumes”, ressalta.

A secretária de Turismo de São José do Barreiro, Ana Paula Almeida, reforça o convite. “Visitar a cidade durante uma época especial como essa com certeza trará uma experiência única ao turista. A cidade está preparada receber um movimento maior da rede hoteleira no período”, observa.

TURISMO HISTÓRICO

Localizada no Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro, São José do Barreiro é uma das 70 estâncias turísticas do Estado.

Ao caminhar pelo quadrilátero, o turista já tem outra sensação da história viva, bem no estilo colonial do Ciclo do Café.

O povoado de SJ do Barreiro surgiu na época do Brasil Colônia, como um ponto onde os tropeiros descansavam durante a Ciclo do Ouro, entre o Rio de Janeiro e a atual cidade de Ouro Preto. Foi no Ciclo do Café, contudo, que a cidade se estabeleceu e cresceu, ocupando importante lugar na cafeicultura paulista.

Atualmente, os casarões e palacetes da época colonial se misturam à paisagem rural e bucólica das grandes fazendas, proporcionando uma experiência diferenciada aos turistas.

ECOTURISMO

Rota excepcional para contato natureza, SJ do Barreiro oferece opções em ecoturismo no Parque Nacional da Serra da Bocaina, um patrimônio natural reconhecido pela Unesco. Trilhas, mirantes, cachoeiras garantem muitas possibilidades de bons passeios, além de esportes como o trekking ou voo livre.

GASTRONOMIA

Entre os casarões coloniais erguidos no centro da cidade, facilmente se encontra a culinária tropeira com farta opção de pratos, entre eles, a farofa da içá e doces típicos. Ali também o visitante pode conferir a variedade de itens do armazém que funciona bem ao molde das antigas vendas onde os tropeiros paravam para repor seus mantimentos e seguirem viagem.

SERVIÇO

Acompanhe nas redes sociais https://www.instagram.com/turismosjb/

Aniversário de São José do Barreiro, de 8 a 12 de março:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

8/3 | Quarta-feira

EXIBIÇÃO DE CINEMA NA PRAÇA CORONEL CUNHA LARA

19h – Viva: A Vida é uma Festa

21h – Moana

9/3 | Quinta-feira

8h- Abertura do 4º Torneio de Vôlei Adaptado “Maria José – Zeca” (na arena poliesportiva)

9h – Desfile Cívico Escolar

13h – Recreação na praça com brinquedos infláveis (na praça Coronel Cunha Lara)

19h – Exibição de filme Dolittle (na praça Coronel Cunha Lara)

10/3 | Sexta-feira

21h – Show com Duda Paiva (na praça Coronel Cunha Lara)

23h – Show com Rafa Rodrigues (na praça Coronel Cunha Lara)

11/3 | Sábado

8h – 1ª Corrida de Rua de Barreiro e comemoração do aniversário

14h – Matinê “Ressaca de Carnaval” (na praça Coronel Cunha Lara)

17h – Pagode com o Vinicin (na praça Coronel Cunha Lara)

21h – Show com Léo Souza & Banda (na praça Coronel Cunha Lara)

23h – Show com Jô & Samuel (na praça Coronel Cunha Lara)

12/03 | Domingo

10h – 5ª edição da Feira da Gente (na praça Coronel Cunha Lara)

18h – Encerramento do 4º Torneio de Vôlei Adaptado “Maria José – Zeca” (na arena poliesportiva)

Sobre São José do Barreiro

Portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a cidade fica na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do Brasil, desde o ciclo do café. São José do Barreiro também é conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e culinária tropeira. Acompanhe nas redes sociais https://www.instagram.com/turismosjb/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *