NOVEMBRO AZUL: ALERTA SOBRE PREVENÇÃO MASCULINA DESDE JOVEM

Médico do Hospital Angelina Caron reforça apelo da Sociedade Brasileira de Urologia para que homens façam exames preventivos já na adolescência

Incentivados pela família e amigos, ou sensibilizados pelas campanhas anuais do Novembro Azul, vem crescendo a consciência entre homens com mais de 40 anos sobre a necessidade de fazer exames de prevenção ao câncer de próstata. Mas você sabia que desde a adolescência é indicado aos homens fazer check up com médico urologista, para prevenir outros tipos de doenças e até mesmo o câncer?

O alerta é do especialista Fábio Maurízio Nery, médico urologista do Hospital Angelina Caron (HAC), centro de referência em procedimentos de alta complexidade, na Região Metropolitana de Curitiba. “Recentemente, a Sociedade Brasileira de Urologia lançou a campanha ‘Jovem, vem para o uro’, pois existem doenças que podem ser prevenidas, como o câncer de testículo, que predomina entre os jovens. A prevenção evita outros problemas futuros. Por exemplo, tratar a varicocele evita a infertilidade. É importante que o homem crie esse hábito de ir ao médico desde novo, para tirar dúvidas e fazer exames”, orienta.

A seguir, Nery explica as principais dúvidas sobre câncer de próstata e prevenção:

Quais hábitos saudáveis podem prevenir o câncer de próstata?

Não existe uma medida específica, mas hábitos de saúde como atividade física, alimentação saudável, boa qualidade de sono, ingestão de líquidos e gerenciamento de estresse nos mantêm com peso adequado e boa qualidade de vida, e também ajudam a prevenir doenças.

A alimentação com produtos transgênicos e embutidos influencia no surgimento de câncer?

Sem dúvida, principalmente os alimentos industrializados, enlatados e embutidos, que aumentam as comorbidades. São ricos em sódio, por exemplo, o que aumenta a pressão arterial. E também trazem substâncias nocivas ao organismo, que aumentam as chances de desenvolvimento de câncer em sistemas e órgãos. O ideal é evitar ao máximo esses alimentos e priorizar uma alimentação natural e balanceada.

Quais são os exames disponíveis e qual deles é o mais assertivo na identificação do câncer de próstata?

Inicialmente, o exame de sangue, chamado de PSA, além do exame de toque retal. Nenhum deles isoladamente é específico para identificar o surgimento do câncer de próstata, então o ideal é associar esses dois exames. É muito importante reforçar que o câncer de próstata não dá sintomas. Então todo homem, a partir de 45 ou 50 anos, deve procurar um médico urologista independentemente de qualquer sintoma.

É uma doença tratável? Como funciona o tratamento?

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Em algumas situações específicas de diagnóstico desse câncer, não é necessário tratamento. Já os casos em que existe o risco de a doença progredir para metástase e afetar outros órgãos, é orientado um tratamento, que pode ser por cirurgia de remoção da glândula da próstata, assim como as vesículas seminais, ou a radioterapia. Varia de paciente para paciente. A chance de cura nas duas situações é bastante alta, acima de 90%, quando diagnosticado cedo. Por isso, a campanha do Novembro Azul é tão importante, para a prevenção e conscientização precoce dos homens.

Como estimular os adolescentes e adultos a adotar a prevenção como rotina?

Sabemos que as mulheres costumam ir desde crianças com as mães ou responsáveis a uma médica ginecologista. Já os homens não têm essa cultura, costumam procurar o médico quando sentem algum sintoma. Isso precisa mudar, e foi uma das razões que levaram ao surgimento do Novembro Azu”. A Sociedade Brasileira de Urologia lançou a campanha “Jovem, vem para o uro”, já que existem doenças que podem ser prevenidas desde a adolescência. É importante que o homem crie esse hábito de ir ao médico desde jovem, fazer exames de check up e tirar dúvidas. Isso pode ser incentivado em conversas de amigos e familiares, além de se inspirar no exemplo de outros homens do seu convívio. Além das campanhas nos meios de comunicação e redes sociais. Então traga a pessoa que você ama, seu pai, tio, irmão, para cuidar da saúde e consultar um urologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *