ESTUPRO DE VULNERÁVEL AUMENTO 42% NO INTERIOR DE SÃO PAULO, DIZ SSP

O estupro tentado, quando há tentativa, também aumentou de 14 para 24

Os casos de estupro de vulnerável aumentaram 42% no interior de São Paulo na comparação entre os dados deste ano e do ano passado. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), em agosto de 2022 foram registrados 533 casos nas cidades do interior do estado, contra 373 em agosto de 2021. O estupro tentado, quando há tentativa, também aumentou de 14 para 24.

Configura estupro de vulnerável ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos. A pena para o crime pode chegar a 20 anos e 30 anos caso resulte na morte da vítima.

A ONDH (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos), vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, registrou um total de 7.447 denúncias de estupro no Brasil nos cinco primeiros meses de 2022. Das vítimas, 5.881 são crianças ou adolescentes, ou seja, quase 79% das denúncias.

No mesmo período do ano passado, a ouvidoria contabilizou 6.279 registros de estupro, sendo 4.475 crianças e adolescentes, o que representa um aumento de 76% dos casos envolvendo o grupo vulnerável.

A ouvidoria divulgou uma série de orientações para lidar com esse tipo de situação. Confira:

  •     Quais são os sintomas de crianças que estão passando por algum tipo de abuso sexual?

Os sinais e sintomas para a violência sexual podem ser psicológicos e físicos, a exemplo de atitudes sexuais que não condizem com a idade, demonstração de conhecimento sobre atividades sexuais superiores à sua fase de desenvolvimento, masturbação frequente, brincadeiras que possibilitem o acesso a intimidades, mudanças abruptas de comportamento, queda no rendimento escolar e agitações no sono. Além de lesões na área genital e nos dentes, infecções urinárias em repetição, sangramento vaginal ou anal, fissuras ou flacidez anal, rompimento himenal, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e aborto.

  •     O que fazer se suspeitar que meu filho sofre violência sexual?

Denuncie, mesmo que seja apenas uma suspeita, pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). A denúncia pode ser feita de forma anônima. O Conselho Tutelar é o órgão essencial na aplicação de medidas de proteção a crianças e adolescentes.

Caso ocorra uma revelação espontânea de violência por parte da criança ou adolescente, é preciso ter abertura para que se manifeste com liberdade, que haja validação de seu relato e sentimentos, evitando ter uma postura questionadora ou investigativa. É importante lembrar que somos todos responsáveis pelo combate à violência e construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e protetiva.

  •     Quais os problemas causados pela violência sexual?

Estudiosos na área apontam que as consequências do abuso sexual na infância e na adolescência incluem distúrbio ou impossibilidade de assumir uma vida adulta saudável, dificuldades no desenvolvimento afetivo e sexual e desvios do comportamento sexual, ainda, transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), depressão, suicídio, promiscuidade sexual e prejuízo no desempenho acadêmico, além de apatia, uso e abuso de substâncias e transtornos de personalidade.

Nesse sentido, o apoio, o cuidado e o suporte à pessoa em situação em violência e suas famílias é necessário, com vistas a minimizar os impactos das violações sofridas, reparar os danos e realizar uma atenção dentro de suas necessidades e realidade.

  •     Quais orientações você pode dar aos pais para que consigam proteger os filhos desse tipo de violação?

A identificação de sinais de violência é essencial à proteção! Além disso, a criação de um ambiente de trocas e diálogo, a partir de uma relação de acolhimento e não julgamento. Muitos pais e cuidadores dão broncas ou desacreditam no que as crianças dizem, acabando por afastá-las.

Dar o exemplo é a forma mais adequada para educar uma pessoa dentro da lógica da proteção integral, a partir do uso de uma linguagem acessível, ensinando e valorizando comportamentos respeitosos, por meio de atitudes que aumentem a autoestima e confiança das crianças e adolescentes em si mesmos. Romper com estereótipos que reforçam o uso do controle, da agressividade e dominação, principalmente por parte dos homens, é imprescindível para a construção de relações saudáveis e protetivas.

Cabe frisar que a psicoeducação é essencial em qualquer espaço, ou seja, auxiliar crianças, adolescentes e adultos a identificarem as situações de violência, perceberem riscos, terem consciência dos limites em relação ao corpo e formas de cuidado, e terem acesso a informações sobre como pedir ajuda. O acesso à informação é essencial para a prevenção das violências, o que deve ser fomentado desde a tenra infância.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *