Dez anos após anúncio, Trem Intercidades segue no papel e se torna aposta de candidatos ao Estado

Principais postulantes ao Palácio dos Bandeirantes usam antiga promessa ou estratégias de integração de mobilidade para tentar conquistar votos no Vale do Paraíba

Velha promessa nos últimos anos, o Trem Intercidades é uma das principais apostas dos candidatos ao governo do Estado na ‘guerra’ pelos votos dos eleitores do Vale do Paraíba. 

O projeto, apresentado em 2012 e que passou por várias gestões, se tornou ‘novela’ na RMVale porque foi inicialmente prometido para 2016. A proposta do novo sistema de transporte sobre trilhos ligaria o Vale a outras regiões do estado, como Grande São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

No entanto, até o momento, nada saiu do papel. O atual projeto tem previsão de investimento de R$ 10 bilhões, mas ainda não há definição do edital, que ainda está em fase de modelagem, e que no primeiro trecho deve abordar o trajeto entre São Paulo e Campinas. Agora, o transporte entre as regiões e as ferrovias estão nos planos dos postulantes ao Palácio dos Bandeirantes. 

Atual governador, empossado após a saída de João Doria, Rodrigo Garcia (PSDB) busca a reeleição e uma de suas propostas relacionadas ao Vale é justamente na mobilidade: ele diz pretender criar uma “nova ferrovia macrometrópole” no estado, com um vetor ferroviário na região leste, que abrangeria a capital ao Vale do Paraíba. O governador também afirma querer fomentar a implantação de VLT (Veículo Leve sob Trilhos) na RMVale.

Já o candidato Fernando Haddad (PT), atual líder nas pesquisas eleitorais, afirma querer reforçar a “integração” entre as regiões de São Paulo, investindo em infraestrutura e “expandindo o transporte sobre trilhos pelo estado e aumentando gradualmente a integração entre os modais de transporte estadualmente.”

CANDIDATOS.

Ex-ministro da Infraestrutura do governo federal, Tarcísio de Freitas (Republicanos) fala especificamente sobre o Trem Intercidades. Candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele afirma que quer iniciar a operação da linha entre São Paulo e a cidade de Americana, passando por outros municípios, e, em sequencia, “iniciar os estudos e projetos para segunda linha, ligando Sorocaba a São José dos Campos, assim como o acesso à Baixada Santista.”

Outros candidatos, como Vinicius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT) também falaram diretamente sobre o trem intercidades, uma promessa antiga e não cumprida para São Paulo e a região do Vale.

PROJETO.

De acordo com informações do governo do Estado, atualmente há a necessidade da finalização de convênios com o governo federal e no processo de segregação de vias com a MRS Logística, empresa responsável pela malha ferroviária federal.  As assinaturas foram colhidas no último dia 29 de julho, e o leilão deve ser realizado entre 100 e 120 dias após a publicação do edital.

No ano passado, o então governador João Doria afirmou que gostaria de assinar ainda em 2021 todos os documentos necessários para o lançamento oficial do projeto, o que não aconteceu.  

O primeiro trecho do trem intercidades ligará São Paulo e Campinas em 101km de extensão. A expectativa do governo estadual é que até 565 mil passageiros utilizem o meio de transporte por dia.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *