SAAE Cruzeiro distribui três mil sementes de ipê e girassol durante a semana do Meio Ambiente

No último dia 5 de Junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é um alerta à sociedade sobre os perigos de não cuidar do mundo em que vivemos.
A data foi escolhida durante reunião organizada pela ONU em 1972. A Conferência de Estocolmo discutia o impacto humano sobre o meio ambiente. Em 2022, ao completar 50 anos desde a origem do Dia Mundial do Meio Ambiente, o tema escolhido foi “Uma Só Terra”.
O SAAE de Cruzeiro está ciente de suas obrigações com a natureza e realiza diversas ações na cidade para que as gerações futuras possam desfrutar de um meio ambiente saudável.
Durante a semana do meio ambiente, a Autarquia fez uma ação para incentivar o reflorestamento. Três mil sementes de ipê e girassol foram distribuídas para a população na Praça Nove de Julho. A equipe também realizou o plantio de três mudas no jardim da praça, uma delas de “Pau Brasil”. A ação contou com a presença da primeira-dama Hevelyn Sigolo, do diretor Geral do SAAE, Kleber Silveira, e também de alunos da Escola Municipal Dr. Arnolfo Azevedo.
“Nós temos a preocupação de cuidar do nosso Meio Ambiente. São ações como essa que provocam em nossa população o desejo de ajudar. Precisamos agir agora e colher os frutos no futuro. Imaginem se de todas essas mudas, nós conseguirmos ter mais uns 200 ipês em nossa cidade, ela vai ficar muito mais bonita e também mais cuidada. Temos nossos deveres, mas a população pode ser nossa parceira”, disse o Diretor Geral do SAAE, Kleber Silveira.
Desde o início de 2022, o SAAE também realizou o plantio de mil mudas de espécies nativas em nossas captações e nas margens dos rios. O reflorestamento dessas áreas é um processo importante para diminuição de CO2, conservação da biodiversidade, redução da poluição, diminuição das mudanças climáticas, controle de erosões e deslizamentos, proteção da fauna, flora e principalmente bacias hidrográficas.
De acordo com o Diretor da Autarquia, o SAAE está construindo um viveiro de mudas na Estação de Tratamento de Água (ETA1) e assim vai poder intensificar o plantio nos cursos dos rios e garantir que eles sigam saudáveis.
“Estamos tomando medidas para combater o período de estiagem que tem se agravado a cada ano. Em 2021, nós trabalhamos para evitar a falta de abastecimento e deu tudo certo. Cruzeiro foi uma das poucas cidades que não sofreu com a falta de água. Nós vamos seguir buscando alternativas e fazendo com o que o SAAE de Cruzeiro seja referência em prestação de serviço, tanto de água, como de coleta de lixo e tratamento de esgoto”, finaliza o Diretor Geral do SAAE, Kleber Silveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *