Queda de avião bimotor no mar em Ubatuba com 3 a bordo: o que se sabe e o que falta saber

Aeronave que levava três pessoas caiu no mar na região de Ubatuba. O corpo do piloto foi encontrado e bombeiros seguem nas buscas por outros dois ocupantes do avião.

Um avião bimotor caiu no mar em Ubatuba, no Litoral Norte de SP, na noite da última quarta-feira (24). A aeronave que levava três pessoas perdeu o contato com a torre do Rio de Janeiro, onde pousaria, às 21h40.
Na quinta-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou o corpo de Gustavo Calçado Carneiro, de 27 anos, que era o piloto da aeronave. Os bombeiros e a Marinha estão no sétimo dia de buscas por dois ocupantes da aeronave.
Nesta reportagem, você entenderá o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a situação:

  1. Como ocorreu o acidente?
  2. Em que ponto a aeronave caiu?
  3. Quem são os tripulantes?
  4. O corpo encontrado foi identificado?
  5. Quem continua desaparecido?
  6. Como estão sendo feitas as buscas?
  7. Qual o modelo da aeronave e qual a situação dela?
  8. Como será a investigação da causa do acidente?
  1. Como ocorreu o acidente?
    O voo saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e que tinha como destino o Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Porém, a torre do Rio de Janeiro perdeu o contato com a aeronave às 21h40.
    Os detalhes de como o acidente aconteceu ainda são investigados.
  2. Em que ponto a aeronave caiu?
    O bimotor caiu em Ubatuba, no litoral paulista, próximo ao limite com Trindade e Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.
  3. Quem são os tripulantes?
    Três pessoas estavam na aeronave. São elas:
    • José Porfírio de Brito Júnior, copiloto
    O jovem de 20 anos, que tinha experiência.

• Gustavo Carneiro, piloto
O jovem de Corumbá (MS) estava na aeronave e teve seu corpo encontrado na última quinta-feira.

• Sérgio Alves Dias Filho, passageiro
Sérgio é empresário dono de uma empresa de blindagem com sede em Jacarepaguá, no Rio. Ele também é campeão brasileiro de jiu-jitsu.
Um vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o passageiro e o copiloto do avião bimotor que caiu em Ubatuba (veja vídeo abaixo). Leia mais.

  1. O corpo de quem foi encontrado?
    O corpo do copiloto, Gustavo Carneiro, 20 anos, foi encontrado na última quinta-feira (25) nas proximidades do local do acidente. Ele foi identificado pela família e cremado.
  2. Quem continua desaparecido?
    O copiloto e o empresário seguem desaparecidos. Os bombeiros e a Marinha completam o sétimo dia de buscas com mergulhares, barcos e aeronaves.

Na rede social, artistas fizeram campanha pedindo esforços das equipes e apoio de órgãos como as Forças Armadas para encontrarem as vítimas. Gravaram vídeos o surfista Pedro Scooby, Tatá Werneck, Felipe Titto, Rubens Barrichello e a atriz Fabiula Nascimento.
Os bombeiros encontraram nesta segunda-feira (30) uma mochila que seria de um dos tripulantes. A bolsa foi encontrada dentro da área que é vasculhada pela força-tarefa, a aproximadamente 45 quilômetros a sudoeste de Trindade (RJ).
Durante a uma semana de buscas, a família do copiloto alugou uma embarcação para dar apoio e fez apelos nas redes sociais pedindo que a procura não fosse interrompida.

6.Como estão sendo feitas as buscas?
Uma operação que envolve o Corpo de Bombeiros, Marinha e Aeronáutica nas buscas desde a quinta-feira pelo avião bimotor.
As buscas foram iniciadas durante a madrugada de quinta. O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba, da Aeronáutica, informou que foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PP-WRS e que, às 4h15 do dia do acidente e um helicóptero iniciou uma varredura pela região.
Nesta terça-feira (30) o secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro disseram que buscam ainda vítimas vivas e que o governo não vai medir esforços para manter a operação de busca pelas vítimas desaparecidas.

  1. Qual o modelo da aeronave e qual a situação dela?
    Segundo consta na Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave, modelo PA-34-220T, pertencia ao copiloto José Porfírio de Brito Júnior.
    O avião estava em situação normal, com autorização para realizar voos noturnos, porém não poderia fazer táxi aéreo.
    O bimotor foi fabricado em 1981. Seu Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) venceria em 6 de agosto de 2022.
  2. Como será a investigação da causa do acidente?
    A investigação do acidente será feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Não há prazo estimado para a conclusão do processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *