Interior de SP supera capital em mortes pela Covid-19 e torna-se novo epicentro da epidemia

Mais um dado estatístico divulgado nesta quinta-feira pelo governo de São Paulo aponta para a gravidade da epidemia do novo coronavírus no interior do estado. A região ultrapassou a capital em números absolutos de mortos pela Covid-19.

A marca preocupante, segundo autoridades do Comitê de Contingência do Coronavírus, foi atingida na quarta-feira. Enquanto a cidade de São Paulo registrou um acumulado de 6.675 óbitos desde o início da pandemia, o interior, que começou a sentir os efeitos do vírus bem mais tarde, chegou a 6.677 mortes ontem.

Em número de casos confirmados, o interior também já superou a capital, que vinha sendo o epicentro da epidemia. Até ontem o interior tinha 125.561 casos contra 113.261 da capital.

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde e que agora integra o comitê paulista, João Gabardo disse nesta tarde que as projeções são de que o quadro de transmissão do vírus ainda não chegou a seu ápice no interior e que vai se agravar.

“Projetamos um aumento significativo no interior do estado. A taxa de transmissão por um milhão de habitantes ainda está baixa. Ela vai aumentar mais”, afirmou.

Nesta sexta-feira o governador João Doria apresentará uma atualização do quadro da pandemia no estado, indicando quais regiões poderão afrouxar a quarentena e quais terão que endurecê-las.

A expectativa é que a capital paulista avance mais uma fase no ranking estadual, o que permitirá a reabertura de bares e restaurantes ainda que com restrições de horário de funcionamento.

O estado de São Paulo registra 248.587 casos confirmados de Covid-19 e 13.759 mortes — um aumento de 407 óbitos nas últimas 24 horas.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *