Covid: Vale tem a menor média móvel de casos do ano

Dados apontam tendência de queda da pandemia na região; números só são menores do que a média móvel detectada em 3 de dezembro do ano passado

Na última semana, o Vale do Paraíba registrou os menores indicadores de novos casos e novas mortes por Covid-19 em 2021, levando-se em conta a média dos últimos 14 dias por 100 mil habitantes — isso aponta a tendências da pandemia.

Na quinta-feira (26), a média móvel de novos casos por 100 mil dos últimos 14 dias caiu para 165, valor inédito para o ano de 2021, que concentra 75% de todos os casos registrados na pandemia. A média de mortes pelo mesmo indicador foi de 3, também a mais baixa deste ano.

Os números só são menores do que a média móvel detectada em 3 de dezembro do ano passado, quando a região vinha da primeira queda sustentada da doença, entre outubro e novembro.

Naquela ocasião, a região registrou 163 novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes e 2 novas mortes.

O indicador é baseado no total de novos diagnósticos positivos e de novas mortes em decorrência da Covid-19 registrados no acumulado de duas semanas.

No Vale, até quinta (26), o número de novos contaminados em 14 dias era de 4.515 contra 5.421 nas duas semanas anteriores, queda de 16%. No caso das mortes, a quantidade é de 94 contra 126, redução de 25%.

De acordo com especialistas, a pandemia está com tendência de queda quando os indicadores estão com percentual de redução de mais de 15%, o que é o caso quanto ao número de infectados e de óbitos no Vale na última semana.

“Com a cobertura da vacinação, a pandemia está caindo. É uma vitória que se reflete nos números”, disse o médico Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico de São Paulo.

FAVORÁVEL

Otimismo com cautela. É assim que o médico João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê Científico de São Paulo, descreve o atual momento da pandemia no estado.

Para ele, os “indicadores são muito favoráveis”, mas ainda há muito “trabalho duro” para ser feito.

“Vamos continuar fazendo o monitoramento diário da pandemia no estado. Continuamos com queda de casos, internações e óbitos”.

É preciso, segundo Gabbardo, “manter o controle para que o Plano SP continue acertando”.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *