Sem incluir o Santuário, Aparecida autoriza a reabertura de igrejas e templos religiosos

Medida exclui o Santuário Nacional, que permanece com restrições aos fiéis; templos deverão obedecer regras como ocupação máxima de 30% da capacidade total.

A Prefeitura de Aparecida liberou a reabertura de igrejas e templos religiosos a partir da terça-feira (16) na cidade. A medida exclui o Santuário Nacional, que permanece fechado durante as missas.
De acordo com a prefeitura, os templos estavam fechados desde o dia 16 de março. Com a nova determinação, poderão realizar somente duas celebrações por dia e deverão obedecer a regras como ocupação máxima de 30% da capacidade total, distanciamento de dois metros entre os participantes, disponibilização de álcool em gel 70%, uso de máscara e medição da temperatura na entrada (com termômetro digital infravermelho). Caso a pessoa apresentar temperatura acima de 37,8°C, a participação é proibida.
O documento ainda faz ressalvas para portas e janelas abertas, criteriosa higienização do local e controle de acesso aos banheiros, para que o distanciamento entre as pessoas seja mantido.
Não é recomendado a participar das celebrações pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que apresentem sintomas de gripe independente da alteração de temperatura, ou outro sintoma compatível com a infecção pelo coronavírus ou, ainda, que tenha tido contato com algum suspeito infectado pelo coronavírus.
Aparecida tem atualmente 20 casos confirmados e nenhuma morte por coronavírus e está na segunda fase do plano de retomada estabelecido pelo Governo do Estado. Hotéis, galerias de lojas e centros de compras permanecem fechados.

Por nota, o Santuário Nacional informou que as portas da Basílica são fechadas em curtos períodos do dia e que a reabertura total só depende da prefeitura.
“O acesso para visitação da Imagem da Padroeira do Brasil, bem como o amplo estacionamento, permanecem abertos diariamente das 6h às 18h. O Santuário Nacional, consciente de sua responsabilidade na recepção do público visitante, já possui um plano de reabertura gradual com protocolos de segurança elaborados de acordo com as normas sanitárias exigidas pelas autoridades. Concluímos que, para a retomada de público no Santuário Nacional, dependemos única e exclusivamente, do Poder Público Municipal”, informou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *