Aulas nas escolas estaduais serão retomadas na próxima segunda-feira

Pais deverão retirar kits escolares nas escolas e receberão instruções dos professores

As aulas na rede estadual de São Paulo recomeçam no dia 27 de abril a distância, por aparelhos móveis como celular e pela televisão. Na mesma data começam as entregas de kits escolares, que devem ser retirados nas escolas. Os professores devem entrar em contato com os pais para dar as instruções.
Até sexta-feira (24) , professores e todos os servidores de 5,1 mil escolas estaduais receberão formação com orientações sobre a forma de atuação nesta modalidade, para colocar o conteúdo em dia.
Para que haja a interação entre professores e estudantes, o Governo lançou o Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP), uma plataforma que vai permitir que os alunos da rede estadual tenham acesso às aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos mesmo durante o período do isolamento social.
Um segundo aplicativo também está disponível para download, o CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais, com conteúdo exclusivo para essas etapas de ensino.
Os aplicativos são para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). O aplicativo Centro de Mídias SP foi desenvolvido pela IP.TV e doado à Secretaria de Estado da Educação durante a suspensão das aulas.
Além da ferramenta que vai viabilizar o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também entrou em acordo com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio de canais digitais que podem ser assistidas pela televisão.
A suspensão das atividades, que começou no dia 23 de março, é devido à prevenção ao coronavírus, e o período está sendo tratado como férias antecipadas.

INTERNET PATROCINADA
A Seduc vai patrocinar internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmará contrato com cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia: Claro, Vivo, Oi e Tim.
Dessa forma, todo estudante da rede poderá desfrutar das atividades do aplicativo sem utilizar o pacote 4G do celular, sinal de internet wi-fi, ou mesmo quando estiver sem créditos.

RETIRADA DE KITS NAS ESCOLAS
Os kits serão disponibilizados nas escolas e os alunos deverão retirá-los por meio de um escalonamento, a partir do dia 27 de abril, a ser organizado pelas Seduc e Diretorias de Ensino, para que não haja aglomerações.
A distribuição para cerca de 10% dos alunos da rede que estão localizados em áreas rurais e mais afastadas será feita por meio do transporte escolar. A Polícia Militar e as Guardas Municipais também darão apoio à logística de distribuição dos materiais.
Cada aluno dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio receberá um kit com quatro apostilas: de língua portuguesa, de matemática, com orientações gerais e sobre a utilização do Centro de Mídias SP. Serão impressos 13 milhões de materiais.
Já os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental receberão kit com quatro apostilas, além de um livro, um gibi da Turma da Mônica e uma ficha de leitura cada. Ao todo, são 1,2 milhão de unidades de livros e gibis.
Com as cartilhas, os pais poderão ajudar seus filhos e contribuir com sua formação, independentemente de sua escolaridade. Para isso, é importante que organizem uma rotina para que os filhos possam estudar todos os dias.
Para o desenvolvimento das atividades escritas, familiares alfabetizados ou professores, à distância, poderão apoiar os alunos e responsáveis no entendimento dos materiais enviados.

Fonte: Meon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *