Alunos e professor do Unifatea criam laboratório experimental e vídeo viraliza

Alunos e um professor dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Teresa D´Ávila de Lorena (Unifatea) buscaram uma maneira diferente de produzir conteúdos como forma de aprendizagem. Criaram um laboratório de audiovisual no qual há produção, gravação, atuação, edição e divulgação de produtos para a internet.
Em meio a tantos trabalhos acadêmicos, criaram um método divertido para produzirem conteúdo audiovisual e lançaram uma produção audiovisual que já alcançou 120 mil visualizações no Instagram até a publicação desta edição. Somadas ao Facebook e outras mídias o número é ainda maior.
“A gente tinha uma meta de alcançar duas mil visualizações, já que a produção, apesar de inusitada, seria lançada em minha conta particular no Instagram. Quando percebemos, fomos batendo recordes, um atrás do outro”, disse Lucas Hendrigo, aluno de Rádio, Tv e Internet, que, além de atuar, também editou o produto. O aluno, em sua conta no Instagram, agradeceu o Unifatea pela oportunidade que dá aos alunos de produzir e viver a profissão.
Para contextualizarem o filme “Vingadores: Ultimato”, longa mais rentável da história do cinema mundial, com o meio universitário, o professor sugeriu a ideia de dois alunos interpretarem o Homem de Ferro e Thor e ele, o Capitão América. O vilão Thanos seria um aluno relaxado que não estava cumprindo o cronograma de entregar o artigo científico na data prevista.
“Decidimos mesclar cenas em que aparecemos fantasiados de heróis com elementos do filme. Criamos o roteiro e contamos com a produção da aluna de Rádio, Tv e Internet, Juana Tannús. Ela conseguiu o apoio cultural da empresa Companhia do Soneca, que nos emprestou fantasias profissionais belíssimas. A gravação foi ao mesmo tempo cansativa e divertida. O produto audiovisual ficou muito engraçado”, disse o professor Miguel Júnior, também coordenador dos cursos de Jornalismo, Rádio, Tv e Internet e Publicidade e Propaganda do Unifatea.
“Fizemos um estudo minucioso do Programa da Tv Unifatea, Pauta Geek, que está na sua sexta temporada. E começamos a fazer, além das gravações, um laboratório sobre temáticas interessantes à maioria das pessoas. Realizei a produção e conseguimos a fantasias. Escrevi o roteiro juntamente com o professor Miguel e partimos para a gravação. Estou muito orgulhosa com o produto final”, afirmou Juana Tannús, aluna de Rádio, Tv e Internet.
O professor enfatizou que a intenção é levar os alunos a aprenderem cada vez mais. Além das teorias expostas em sala de aula, outro fator importante é a prática. “Quando os alunos têm acesso às reais dificuldades para se criar um produto audiovisual, começam a entender a magia das grandes produções. Sempre que os alunos buscam conhecimento ou me procuram para fazer algum experimento, conhecer mais, estou à disposição para fazer o possível para que eles alcancem seus objetivos. Proporciono aquilo que, em consenso, julgamos ser proveitoso”, afirmou o professor.
Além da paródia ao filme “Vingadores: Ultimato”, o professor, em parceria com os alunos, já interpretou o Coringa, gravou sobre a série Friends, Área 51, Caverna do Dragão, entre outros. Além das aulas, ele apresenta o programa semanal Pauta Geek da Tv Unifatea.

Os alunos Gabriel Mota (Thor), Lucas Hendrigo (Homem de Ferro) e o professor Miguel (Capitão América)

 

Os alunos Juana Tannús, Lucas Hendrigo e Ana Paula. Professor Miguel ao fundo

 

Gravações no Estúdio de Tv do Unifatea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *