Melissa Mollinaro concorrerá ao título de Miss São Paulo Transex 2019

Nesta segunda-feira (17), a modelo e youtuber lavrinhense Melissa Mollinaro irá concorrer ao título de Miss São Paulo Transex 2019, concurso estadual dirigido por Rosana Star e apresentado por Silvetty Montilla e Neris Cavalcante. A designer de moda Rafaella Ferrari, natural de Lorena, também representará nossa região no evento. As cinco finalistas irão concorrer ao título de Miss Brasil Transex 2019. O evento ocorrerá às 21h, no Clube Piratininga, em São Paulo.

Presença constante nos concursos e nas redes sociais, a youtuber busca trazer mais representatividade e menos esteriótipos à transgenereidade. De imediato, afirma que sua motivação é “o amor de estar nas passarelas e levar a representatividade, mostrar para a população da nossa região que vivemos no século 21, temos nosso espaço e podemos estar em qualquer posição”. No primeiro concurso ao qual concorreu, Melissa foi eleita Miss São Sebastião Transex 2019, além de ter sido a primeira transgênera registrada no cartório de Lavrinhas, conforme sua identidade de gênero.

No Brasil, concursos como esse são importantes para a visibilidade transgênera. Segundo dados do projeto Trans Murder Monitoring, de janeiro a setembro de 2018, foram assassinadas 369 pessoas trans no mundo, apenas por serem transexuais. Deste total, 45,3% (167) das mortes foram no Brasil. A maioria das vítimas eram mulheres trans e travestis negras, trabalhadoras sexuais e indígenas.

Sobre o evento

Anteriormente conhecido por Miss São Paulo Gay (nos anos 70, usava-se apenas o termo “gay”), o evento foi criado por Xepa Riso, tratando-se do concurso mais antigo e tradicional do segmento LGBTQI+ a trazer visibilidade e representatividade para os transgêneros e travestis.
Em 2019, o evento foi repaginado para Miss São Paulo Transex pela nova detentora dos direitos, Rosana Star.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *