Chuva alivia calor intenso e temperatura cai até 10°C no Vale

Depois do Vale registrar o janeiro mais quente dos últimos 60 anos, as máximas devem cair até 10°C em algumas cidades nesta primeira semana de fevereiro.

A chuva desta segunda-feira (4) alivia o calor intenso no Vale do Paraíba. Depois de registrar o janeiro mais quente dos últimos 60 anos, as máximas devem até 10°C por causa da passagem de uma frente fria, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).

Apesar disso, os meteorologistas alertam que o alívio no calor deve ser passageiro e o calor mais intenso pode voltar após a passagem da frente fria.

Em janeiro, a temperatura média na região ficou na casa do 32°C, a mais alta desde a década de 60, quando o Cptec começou a fazer o levantamento. Nas máximas os termômetros registraram entre 37°C e 39°C.

A alta foi causada por um sistema de alta pressão que deixou o tempo seco, sem as pancadas de fim de tarde para derrubar as temperaturas e gerar altas gradativas, mantendo os números mais baixos.

O alívio no calor é por uma reconfiguração dessa condição, com a frente fria que gera chuva e continua até esta terça-feira (5). Em São Sebastião, a chuva provoca alagamentos.

“Estávamos nessa condição seca, sem chuvas e a massa vai trazer nesses dois dias chuvas constantes durante todo o dia e depois pancadas de chuva isoladas ao longo da semana. Essa reconfiguração derruba as temperaturas e faz com que, durante o período do dia em que há alta, ela suba com moderação”, explica Diogo Arsegeo, meteorologista do Cptec.

Antes da chegada da frente fria, São José dos Campos registrou 36°C de máxima neste domingo (3) e nesta segunda a previsão é de 26°C. Em Caraguatatuba, onde os termômetros chegaram aos 37°C a máxima hoje não deve passar dos 27°C.

Os dias devem ser mais frescos até quarta-feira (6) quando o dia deve ser de céu aberto e os termômetros voltam a registrar 30°C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *