Câmara aprova proibição de canudos plásticos em bares e restaurantes de São José

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou na sessão desta terça-feira (18) o Projeto de Lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em hotéis, restaurantes, lanchonetes e bares na cidade. Para virar lei, a proposta depende de sanção do prefeito.

De autoria do vereador Rogério Cyborg (PV), o projeto prevê que todos os estabelecimentos que manipulam alimentos e bebidas em geral devem fornecer canudos e copos de papelão biodegradável.

Se o projeto for sancionado, o comércio terá nove meses para se adequar à determinação. A princípio, após a aprovação do projeto de lei, agentes da Prefeitura farão uma abordagem explicativa. Em casos de descumprimento, o local será notificado e se houver reincidência terá que pagar multa de R$ 500 e o valor pode dobrar se o local voltar a infringir.

Segundo o parlamentar, a intenção não é multar e sim incentivar a responsabilidade ambiental.“Estou consciente que isso é o início do conceito e da tendência para que a gente possa consumir menos produtos que não são agressivos para a natureza. A gente precisa também educar melhor as pessoas, então através do canudinho teremos uma cidade e um mundo melhor”, opinou.

Para Julio Voltolini, doutor em biologia vegetal, a principal questão quando se cria um incentivo como este é em relação ao lixo no mar. Essas iniciativas, segundo ele, tem impacto significativo na vida marinha.

“A discussão mais atual sobre esse assunto é sobre o fato de que cada vez mais são identificados no oceano resíduos plásticos que formam micropartículas que podem ser ingeridas por animais e depois passadas ao ser humano. Muitas dessas partículas podem não ser eliminadas pelo organismo e as doenças causadas por essas microesferas ainda é um assunto pouco explorado”, explica.

Na região, Ilhabela e Jacareí já aprovaram o veto à comercialização dos canudos plásticos.

 

Fonte: Meon
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *