RMVale tem 11 cidades em alerta para dengue e zika
Quase um em cada três municípios da região do Vale do Paraíba está em estado de alerta para surto de dengue, zika e chikungunya neste verão, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.
Entre essas cidades estão Taubaté, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Caçapava.
No total, 11 cidades do Vale (28,20% do total) estão nessa situação, de acordo com o novo Liraa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti) de 2018, divulgado nesta quinta-feira.
As outras 27 cidades estão em situação satisfatória e Campos do Jordão utilizou armadilha, metodologia usada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente, segundo o Ministério da Saúde.
No Estado de São Paulo, 250 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. O Vale abriga 4,4% desses municípios.
Risco
A cidade é classificada como de baixo risco quando o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças, vai de zero a 0,9%. Já o nível de alerta vai de 1% a 3,9%. Acima desse percentual, é considerado de alto risco.
Na região, segundo o Liraa, cinco cidades têm índice de 3% ou mais: Ilhabela (3,4%), Ubatuba (3,2%), Cruzeiro (3%), Guaratinguetá (3%) e Lorena (3%).
Quatro estão entre 2% e 3%: Aparecida (2,6%), Caraguatatuba (2,5%), São Sebastião (2,5%) e Taubaté (2%).
Completam a lista das cidades em alerta os municípios de Caçapava (1,7%) e Pindamonhangaba (1,3%).
As demais cidades da região têm índice abaixo de 0,9%, como Jacareí (0,4%) e São José dos Campos (0,3%), sendo que 19 delas têm zero.
O Ministério da Saúde informou ter investido R$ 109,4 milhões para comprar 1.000 caminhonetes que serão distribuídas pelo país para reforçar equipes de combate ao mosquito.
Fonte: OVALE
Foto: Divulgação