Voluntários ajudam romeiros rumo ao Santuário Nacional de Aparecida

A uma semana do 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil, muitos romeiros ocupam as margens da Dutra em peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida (SP). Para apoiar os fiéis no trajeto, grupos de voluntários montam tendas e oferecem alimentação e atendimento médico, além de locais de descanso para quem segue até o templo dedicado a Nossa Senhora.
Um desses pontos de apoio fica na altura do km 144 da rodovia, no sentido Rio de Janeiro. No local, os voluntários oferecem café da manhã, colchões para descanso, massagem e em algumas tendas, estudantes de enfermagem de algumas universidades também prestam ajuda.
“São mais de 50 voluntários, desde assando bolo, servindo romeiros e outros. De quinta até hoje, passou bastante romeiro, mas agora começa a aumentar bastante”, afirmou Abilio José Afonso, organizador da tenda.
A Polícia Rodoviária Federal não recomenda romarias pela Dutra, mas nessa época do ano intensifica as ações de orientação a romeiros e motoristas.
Além das orientações, a PRF disponibilizou um mapa interativo com informações de restaurantes, postos de combustíveis, borracharias e outros pontos de parada, que poderão ajudar o romeiro durante a peregrinação.

Confira abaixo as recomendações aos romeiros:
Utilize roupas claras;
Caminhe sempre no sentido contrário ao fluxo;
Evite caminhar a noite (a visibilidade reduz consideravelmente);
Quando estiver em grupos, caminhe um atrás do outro, em fila. Procure se manter distante da faixa de rolamento;
Evite caminhar utilizando o celular ou outros objetos de valor;
Ao sentir qualquer desconforto, chame ajuda.
Em caso de acidentes ou demais ocorrências, aciona o 191 (PRF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *