Taubaté vai ter zoológico com mais de 500 animais em exposição

Espaço funciona como projeto de resgate e tratamento de animais resgatados em ações da Polícia Militar Ambiental e abre ao público a partir do próximo sábado (16).

Taubaté vai ter um zoológico com mais de 500 animais. O espaço vai abrir a partir do próximo sábado (16) e vai atender ao público aos fins de semana e feriados. Durante a semana, o espaço vai ser dedicado à educação ambiental.
O local é onde funciona o Projeto Selva Viva, que faz tratamento e acolhimento de animais resgatados de cativeiro, em situação de maus tratos e de apreensões da Polícia Ambiental.
O zoológico conta com aracnídeos, mamíferos e répteis para exposição. Entre os animais estão lêmures, flamingos, jacaré-de-papo-amarelo e corujas. Alguns dos animais estão no projeto desde 2005, quando o trabalho de recuperação foi iniciado.
“Nós recebemos os animais que estavam em posse ilegal, em exploração ou para venda. Eles chegam para nós pela Polícia Militar Ambiental e aí fazemos o trabalho de tratamento dos ferimentos e recuperação para que sejam soltos na natureza. Aqueles que não conseguem voltar à natureza, ficam com a gente”, explica José Walter Coli Júnior, administrador do espaço.

Desde 2016 o espaço tem licença para funcionar como zoológico aberto ao público. O local só funciona aos fins de semana porque nos outros dias atua com educação ambiental com escolas. De acordo com a administração, uma das frentes do projeto é a conscientização sobre animais silvestres.
“O morador vê uma cobra, escorpião ou animal que não conhece e o primeiro instinto é matar e depois acionar os bombeiros. A gente quer que isso pare. Muitos animais chegam feridos para nós por esse motivo. Eles precisam ser devolvidos à natureza, fazem parte do equilíbrio da nossa fauna”, comenta Coli.

Uma das atrações do zoológico são os formigueiros. Dentro de uma estrutura de vidro, é possível observar como as formigas convivem. Ao todo, são nove espécies de formigas em exposição.
O local vai funcionar aos fins de semana e feriados das 9h até às 17h. Os ingressos custam R$ 35 o adulto e R$ 20 crianças. Menores de dois anos não pagam. O endereço é Estrada Municipal do Barreiro, n° 7.659.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *