Fumaça de incêndios da Austrália chega ao Brasil; veja imagens

Imagem de satélite publicada na terça-feira (7), mostra o estado do Rio Grande do Sul coberto pela fumaça, publicada pelo INPE

Imagem de satélite publicada nas redes sociais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na terça-feira (7) mostra o estado do Rio Grande do Sul coberto pela fumaça vinda da Austrália.

De acordo com o instituto Climatempo, a chegada da coluna de fumaça não vai afetar o regime de chuvas ou a temperatura no Sul do Brasil, mas poderá ser observado um céu mais avermelhado durante o pôr do sol. Santa Catarina também pode ter a ocorrência da fumaça.

CHILE E ARGENTINA

A fumaça originada nos incêndios florestais da Austrália cruzou o Oceano Pacífico na segunda-feira (6) e cobriu parte do Chile e da Argentina, segundo mostrou imagens do Satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA.

A fumaça tem sido carregada por diferentes regiões devido à circulação de ventos no alto da atmosfera.

“São chamados de ‘jatos’ – que são uma corrente de ventos mais intensos que sopram de Oeste para Leste”, explica Fábio Luengo, da Somar Meteorologia.

O meteorologista alerta para os riscos caso o deslocamento da fumaça encontre chuvas durante seu caminho. Elas podem arrastar o material particulado para lavouras, reservatórios de água e açudes, além de provocar uma chuva mais ácida.

No levantamento mais recente, de segunda-feira (6), ao menos 25 pessoas morreram por causa do fogo, segundo a CNN; três destas mortes foram de bombeiros envolvidos no combate às chamas.

Mais de 1,3 mil casas foram queimadas e 5,5 milhões de hectares foram destruídos desde o início da temporada de incêndios na Austrália, em setembro. A área atingida por chamas já é maior que a de países como a Holanda e a Dinamarca. Além disso, uma pesquisa da Universidade de Sidney estima que cerca de meio bilhão de animais podem ter morrido apenas na região de Nova Gales do Sul, uma das mais afetadas, onde até esta sexta havia mais de 150 focos de incêndio.

A local stands near a destroyed home after a bushfire swept through the town of Tathra, located on the south-east coast of New South Wales in Australia, March 19, 2018. AAP/Dean Lewins/via REUTERS ATTENTION EDITORS – THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. NO RESALES. NO ARCHIVE. AUSTRALIA OUT. NEW ZEALAND OUT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *