Ilhabela decreta emergência após vento de 123 km/h e queda de 300 árvores

As aulas da rede pública foram suspensas por causa do desabastecimento de água e energia na cidade. Uma pessoa está desaparecida, diz a prefeitura.

A Prefeitura de Ilhabela decretou estado de emergência na manhã desta segunda-feira (29) enquanto contabiliza os estragos causados pelo vendaval de domingo (28). O vento de até 123 km/h derrubou 300 árvores, segundo a Defesa Civil do município. As aulas da rede pública foram suspensas por causa do desabastecimento de água e energia na cidade. Não há informação sobre desalojados.

A ventania começou por volta das 17h e, além dos prejuízos no arquipélago, a maré agitada paralisou a balsa por mais de 3 horas.

A queda de árvores atingiu a rede elétrica e mais de 17 mil moradores da ilha ficaram sem energia elétrica – na manhã desta segunda-feira são 4,2 mil ainda sem luz. O desabastecimento também atingiu a distribuição de água e a rede de telefonia. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil enfrentaram problemas com a comunicação à noite.

No mar, embarcações atracadas em marinas foram arrastadas para areia ou alto mar e ficaram à deriva. O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar) e a Marinha informaram que ainda faziam o levantamento dos estragos no mar nesta manhã. O levantamento vai ser divulgado em breve.

Segundo a Defesa Civil adiantou que, em uma das ocorrências, uma pessoa está desaparecida, mas não deu nenhuma detalhe.

No fim da tarde de domingo um barco com quatro pessoas afundou, mas as vítimas foram resgatadas por outra embarcação que passava próxima ao local e avistou os tripulantes, Ninguém ficou ferido.

Na estrada de Castelhanos uma pessoa ficou ferida depois que uma árvore caiu em cima do veículo. De acordo com os bombeiros, a vítima foi socorrida com ferimentos, mas o estado de saúde era estável.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *