População ignora a obrigatoriedade do uso de máscaras e lota praias

Em Caraguatatuba e Ubatuba, banhistas não seguem medidas protetivas de combate ao coronavírus.

Neste domingo (30), o calor começou logo cedo na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Segundo a previsão do CPTEC/INPE e Climatempo, as temperaturas alcançam 30° em praias do Litoral Norte, fazendo a paisagem e o clima perfeito para um banho de praia, exceto por um motivo: o coronavírus.

As máscaras, que são um equipamento essencial de prevenção e de enfretamento ao contágio da Covid-19, ficaram em segundo plano para quem decidiu passar o final de semana na praia.

A RMVale está na fase amarela do Plano SP do Governo do Estado de São Paulo, o que autoriza o funcionamento de quiosques e a reabertura das praias, no entanto, medidas de higiene e distanciamento social ainda precisam ser respeitadas.

Aglomeração ou esportes coletivos e de contato não são permitidos. Bares, restaurantes e similares estão autorizados a funcionarem, inclusive o trabalho de vendedores ambulantes, mas com as medidas de higiene. Hotéis e pousadas também podem receber turistas, desde que obedeçam os limites de capacidade máxima dos decretos de suas respectivas cidades. 

No entanto, os banhistas além de não utilizarem máscaras, também não estão respeitando as regras de distanciamento social. A Martins de Sá, em Caraguatatuba, por exemplo, está bem cheia.

Por outro lado, os quiosques cumprem com as medidas de proteção e higiene. Todos os funcionários usam máscaras e as regras de distanciamento são mantidas para o atendimento. Já os vendedores ambulantes são vistos utilizando as máscaras no queixo, o calor em excesso é um fator que dificulta o uso de máscaras na praia.

Em Ubatuba, na praia de Maranduba, o cenário se repete: praia lotada e turistas descumprindo as medidas de proteção, que são seguidas apenas pelos comerciantes e trabalhadores dos quiosques e demais comércios locais.

 Fonte: Meon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *