Doria anuncia nesta sexta se vai flexibilizar isolamento social

Governo do Estado anuncia se vai ampliar período de quarentena em São Paulo ou se deve começar processo gradual de liberação do comércio a partir de segunda-feira
Nesta sexta-feira, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) vai anunciar se o governo estadual vai ou não iniciar um processo de flexibilização no isolamento social em São Paulo.
O atual prazo de quarentena previsto vai até o domingo, dia 10, mas, nos últimos dias, o Estado tem destacado que uma eventual flexibilização seria baseado em dados científicos, e que, com os baixos índices de isolamento, o período poderia ser expandido.
No início, o governo afirmou que um isolamento de 70% seria o ideal para combater a propagação do Covid-19, e, nos últimos dias, afirmou que índices inferiores a 50% correm risco de não participarem de um plano criado para flexibilização gradual da economia. Depois, aumentou a taxa mínima de isolamento de 50% para 55% em razão da velocidade de expansão da epidemia, principalmente pelo interior de São Paulo, que aumenta quatro vezes acima da taxa da Região Metropolitana de São Paulo, epicentro da doença no país.
O Vale do Paraíba pode ser diretamente afetado, já que as principais cidades possuem baixas taxas de isolamento – Taubaté, por exemplo, registrou 46% na quarta-feira, a menor desde 19 de março. São José dos Campos ficou em 48%. Do lado oposto, cidades como São Sebastião (62%), Ubatuba (60%), Lorena (59%) e Cruzeiro (57%) lideram o ranking de isolamento social. A região já ultrapassou 800 casos do coronavírus e concentra mais de 40 mortes em decorrência da nova doença.
“Estamos num momento de atenção em todo o interior. Há o impacto de aceleração no interior ao mesmo tempo em que as taxas caíram ao longo dos últimos 15 dias. Com isso, até o final de maio, todos os municípios do estado terão contato com vírus”, disse Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional.
(Fonte: O Vale)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *