Codivap é favorável à transferência de pacientes com Covid-19 da Grande SP para o interior
Medida temporária foi anunciada nesta quinta-feira (30) pelo Governo de São Paulo.
O Prefeito de Jacareí e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap), Izaías Santana (PSDB), disse que apoia a transferência de pacientes com coronavírus da Grande SP para o interior do estado. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (30) pelo secretário estadual de saúde, José Henrique Germann.
O prefeito justifica que o momento é de solidariedade e, por isso, as cidades da região que estão com capacidade de leitos disponíveis devem ceder eles a pacientes com o novo coronavírus.
“A saúde é um serviço prestado pelas três esferas sob o princípio da regionalização das ações e serviços. Mas, em pandemia, o princípio norteador é o da solidariedade. Onde houver vaga, deve ser garantido para quem precisa. Não há possibilidade de pensar de forma diferente”, afirmou Santana.
Nesta quarta-feira (29), a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 85,1% na Região Metropolitana de São Paulo.
De acordo com o secretário estadual da pasta, a transferência é uma medida temporária, tomada por conta do atraso na entrega de insumos, como os respiradores. Na coletiva de imprensa, não foi informado pelo secretário para quais cidades do interior os pacientes poderiam ir, apenas que seriam próximas da capital. Também não foi informado o número de transferências.
Izaías Santana afirma que municípios do Vale do Paraíba têm condições de receber pacientes neste momento.
“As três cidades que têm uma estrutura hospitalar grande ainda é muito pequena [a ocupação]. Não chega a 10% da rede pública. Jacareí, por exemplo, tem 37 leitos de UTI adulto e temos internados no setor público duas pessoas. Graças a Deus, estamos podendo servir aos irmãos da capital. Tenho certeza que, se melhorar a situação em São Paulo e nós aqui precisarmos mandar pacientes para lá, também seremos acolhidos”, disse.
Fonte: G1

