INCÊNDIO NA SERRA DA BOCAINA JÁ DURA 7 DIAS E ATINGIU ÁREA EQUIVALENTE A 920 CAMPOS DE FUTEBOL
Ações se concentram no trabalho com helicópteros, que despejam centenas de litros de água nos focos ativos de fogo.
O combate ao fogo que atinge uma área de mata na Serra da Bocaina, em Bananal, entra nesta terça-feira (17) no sétimo dia de operação. Segundo o Corpo de Bombeiros, a estimativa é de que o fogo tenha consumido uma área equivalente a 920 campos de futebol.
As chamas persistem em uma área de mata densa, em um local de difícil acesso. Por isso, o trabalho se concentra especialmente com o uso de três helicópteros, que a cada viagem despejam 500 litros de água sobre os pontos com fogo.
“As chamas estão abaixo da copa das árvores. Então, normalmente você não consegue ver o fogo porque a copa das árvores tapa e a fumaça, o vento leva ela em uma direção. Você consegue enxergar a fumaça, mas dificilmente vê o fogo. Tem que atuar com velocidade reduzida para que consiga ver o foco de fogo e lançar uma grande quantidade de água”, explica o piloto Rodrigo Lemos.
São vários focos pequenos, em diferentes pontos, mas próximos entre si. Ainda não há previsão de quando o fogo será extinto. A preocupação agora é que o fogo vá em sentido da estação ecológica.
“Há uma distância ainda, está na zona de amortecimento da estação ecológica. Não está dentro da estação, mas é uma preocupação sim. Se o vento intensificar um pouco, vamos ter que atuar de forma mais intensiva do outro lado da montanha, ainda mais por combate por terra”, afirmou Diego Hernandez, diretor técnico da Fundação Florestal.
Fonte:G1