INCÊNDIO MOBILIZA BOMBEIROS E DEFESA CIVIL POR TRÊS DIAS EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

Um incêndio em mata mobilizou agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil por três dias em Santo Antônio do Pinhal (SP). As chamas começaram na sexta-feira (17) e foram controladas no domingo (19). Na segunda (20), equipes da Defesa Civil monitoravam a área.
Segundo a Defesa Civil, o fogo às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, entre o Km 37 e 38, chegou a ser controlado durante a madrugada de sábado após ser usado cerca de 10 mil litros de água e dois caminhões pipa.
Apesar disso, as chamas voltaram a ganhar força na tarde do sábado e começaram a se aproximar de algumas casas da região.
No domingo, o fogo ainda seguia e foi preciso uma ação conjunta entre Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil para tentar controlar o incêndio. O helicóptero da Polícia Militar também foi utilizado para ajudar na ocorrência.
“É o terceiro dia de ocorrência e esse dia é o dia que a gente concentrou a maior quantidade de pessoas na equipe. São 21 bombeiros e três agentes da Defesa Civil. Geralmente, as causas são essas acidentais ou muitas vezes até são causas criminosas” explicou o capitão do Corpo de Bombeiros, Newton Krüger.
As chamas foram controladas neste domingo (19), mas a área de destruição chegou a 40 mil metros quadrados, equivalente a cerca de seis campos de futebol.

AUMENTO NO NÚMERO DE INCÊNDIO
O número de incêndios em mata registrados no Vale do Paraíba desde janeiro deste ano já é cinco vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado na região.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde janeiro foram contabilizadas 23 no Vale. No mesmo período do ano passado, foram quatro ocorrências, o que representou uma alta, neste ano, de 475%.
Nos últimos cinco anos, os dados de 2024 só perdem para 2020, quando, de janeiro a maio, foram registradas 29 queimadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *