ACUMULADO DE CHUVA MANTÉM LITORAL DE SP EM ALERTA POR RISCOS DE DESLIZAMENTOS E ALAGAMENTOS

O Litoral Norte de São Paulo se mantém em alerta para o risco de deslizamentos de terra e alagamentos. Isso porque a chuva intensa que atinge a região desde a noite de quarta-feira (24) continua e tem previsão de persistir até o sábado (27).
Por conta dessa condição, há possibilidade de deslizamentos de terra e inundações nas cidades da região, que tem famílias desabrigadas e desalojadas.
Em Ubatuba, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classificou como ‘muito alto’ o risco de movimento de massa. Confira abaixo o risco de eventos hidrológicos em cada cidade da região:
• Ubatuba: muito alto
• São Sebastião: alto
• Caraguatatuba: moderado
• Ilhabela: moderado

ACUMULADO DE CHUVA
Pesquisador do Cemaden, Pedro Camarinha explica que chuvas concentradas, como as que atingem o Litoral Norte, favorecem a ocorrência de desastres.
“Já tivemos mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 48 horas nas principais cidades do litoral. Isso faz com que as camadas de solo fiquem muito saturadas, então a possibilidade de deslizamento de terra é grande”, afirma.
De acordo com ele, Ubatuba é a cidade da região com maior risco desse tipo de ocorrência nesta sexta-feira por uma combinação de fatores.
“Nosso painel de alertas leva em consideração várias situações. Ubatuba, por exemplo, registrou muita chuva nas últimas horas, há previsão de mais chuva nas próximas e conta com muitos moradores em áreas de risco. Analisamos o impacto em cada município.”
Além de deslizamentos de terra, há também a possibilidade de inundações. Diversos locais nas cidades do Litoral Norte registraram já alagamentos na quinta-feira (25).
A região da Vila Sahy, em São Sebastião, é uma delas. O local foi o epicentro da tragédia que matou 64 pessoas na cidade em fevereiro do ano passado.
“Com tanta chuva, a água não consegue escoar o suficiente e isso provoca alagamentos e inundações, que também trazem riscos à vida das pessoas”, diz Camarinha.

ORIENTAÇÕES
De acordo com o pesquisador do Cemaden, a principal orientação é ficar atentos aos alertas emitidos pela Defesa Civil, responsável pelas medidas de contenção.
Caso haja a recomendação para deixar imóveis em áreas de risco – como aconteceu na noite aa quarta-feira (24) em são Sebastião – é essencial que as pessoas sigam a orientação.
Além disso, o especialista recomenda que, caso seja possível, turistas evitem passar o feriado de aniversário de São Paulo e o final de semana no Litoral Norte.
“Com esse feriado prolongado, muita gente se planejou para ir para a região, mas a recomendação é que isso seja evitado. As cidades já vivem transtornos das chuvas e a previsão é chova mais nos próximos dias”, encerra Camarinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *