DEFESA CIVIL E INMET ALERTAM PARA CHUVAS FORTES NO VALE E LITORAL NORTE DURANTE O FIM DE SEMANA

De acordo com a Defesa Civil, acumulado de chuva pode chegar a 180 milímetros na região entre sexta-feira (19) e domingo (21). Confira as orientações.

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram um alerta para a possibilidade de chuvas fortes na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte a partir desta sexta-feira (19).
De acordo com a Defesa Civil, a região está entre as áreas do estado de São Paulo com maior possibilidade de temporais. O acumulado de chuva pode chegar a 180 milímetros entre sexta e o próximo domingo (21).

Por conta disso, a atenção em locais mais vulneráveis deve ser redobrada. Existe a possibilidade de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Ainda segundo a Defesa Civil, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Governo de São Paulo está monitorando as condições climáticas e em estado de alerta para eventuais emergências.

O Inmet explica que os temporais serão causados por uma frente fria que avança sobre o Oceano Atlântico e intensifica uma área de baixa pressão.
A interação dessa condição com o ar quente que está sobre o país e a umidade do ar elevada provocam nuvens carregadas com chuva forte, raios e rajadas de vento.

ORIENTAÇÕES
A Defesa Civil de São Paulo divulgou orientações básicas que devem ser consideradas durante os períodos de chuva forte. Confira abaixo:
• Evitar áreas arborizadas por conta do risco de quedas de árvores;
• procurar abrigo em edificações caso haja queda de raios;
• manter distância de janelas, vidros e objetos perfurantes;
• abandonar atividades com andaimes e encaixes metálicos;
• ao dirigir, evitar se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis;
• observar sinais de movimentação do solo em áreas de encosta;
• ficar atento a rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro;
• diante desses sinais, o local deve ser abandonado imediatamente;
• acionar a Defesa Civil (199) caso seja necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *