OPERAÇÃO ENTRE DOIS NAVIOS CAUSA VAZAMENTO DE ÓLEO NO MAR EM SÃO SEBASTIÃO, SP

Vazamento aconteceu na tarde da terça-feira (9). Cetesb informou que foram colocadas barreiras de contenção próximas aos navios.

Uma operação de carregamento entre dois navios resultou no vazamento de óleo no mar na tarde da terça-feira (9) no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o óleo vazado foi de pequena proporção e a quantidade ainda é estimada. Já a Transpetro, subsidiária da Petrobras, informou que apura as causas da ocorrência – leia mais abaixo.
A Cetesb explicou que o vazamento aconteceu durante uma operação conhecida como ‘ship to ship’ realizada pela Transpetro. O problema aconteceu na conexão de uma mangueira de abastecimento.
Segundo a Cetesb, inicialmente o óleo vazado ficou retido entre os dois navios. No entanto, parte do produto acabou sendo arrastado pela maré para o meio do canal de navegação, o que causou reflexos brilhantes na água.
Após o vazamento, a Cetesb afirmou que Transpetro instalou barreiras de contenção no entorno dos navios. Oito lanchas trabalharam nas operações de batimento e dispersão mecânica da mancha presente no canal.
Segundo a Cetesb, o óleo não atingiu nenhuma praia da região e se deslocou para alto mar. A Companhia afirmou que “permanecerá monitorando a situação, mas a possibilidade desta iridescência vir a prejudicar a balneabilidade das praias ainda é remota”.
OPERAÇÃO DE LIMPEZA
A Cetesb afirmou que ainda na terça-feira foi feito um trabalho de lavagem do costado dos navios. Parte do material que vazou no mar foi recolhido por absorção.
Na quarta (10), o órgão afirmou que será realizada uma avaliação do acidente, das ações emergenciais e das providências tomadas pelos representantes do Tebar para conter o vazamento. A Cetesb disse que serão aplicadas as medidas administrativas cabíveis.
Em nota, a Transpetro afirmou que detectou e conteve o vazamento de petróleo na terça-feira.
“Imediatamente a companhia interrompeu a transferência do produto entre as embarcações e acionou suas equipes de resposta à emergência para conter o óleo vazado. A companhia está investigando as causas da ocorrência. A Transpetro reafirma seu compromisso com as regiões onde atua, com respeito à segurança, ao meio ambiente e às pessoas”, disse em nota.
O Ibama informou que “acionou o grupo Plano de Área de São Sebastião para acompanhamento e mantém contato com os órgãos estaduais para apoiar no controle do acidente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *