ONDA DE CALOR GANHA FORÇA NO BRASIL NESTA QUARTA (23) E QUINTA (24)
Clima pode ter mudança no fim de semana com chuva
Esse calor excepcional é resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com as mudanças climáticas globais.
Em maio, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) previu que o El Niño deveria provocar recordes de temperatura pelo mundo ainda em 2023.
De acordo com o Climatempo, ainda nesta quarta, as previsões apontam 34ºC em São Paulo. Se esse número se concretizar, teremos um recorde de calor para agosto na capital paulista. A temperatura mais alta já registrada para o mês desde o início das medições em 1961.
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta em virtude do calor intenso, com especial atenção para as áreas do oeste paulista, onde as temperaturas podem atingir máximas de 40 a 41 graus.
Enquanto na quinta, os termômetros podem marcar 39ºC no Rio de Janeiro, o que também estabeleceria um novo recorde histórico para o mês.
Ainda durante esses dias, o Rio Grande do Sul deve ter máximas entre 32°C e 34°C em vários pontos. No Rio de Janeiro, são esperadas máximas à tarde de 36°C a 39°C em muitas cidades, especialmente perto da costa, segundo o serviço de meteorologia MetSul. Enquanto para o Triângulo Mineiro, estão previstas máximas de 37°C a 40°C ainda na tarde desta quarta-feira (23).
Apesar disso, o tempo deve mudar ainda neste final de semana. Uma nova frente fria está prevista e vai refrescar todo o país, principalmente no Sul e Sudeste que, em algumas cidades, as máximas podem cair de 34 graus direto para 15.
Na sexta, é esperada uma quantidade substancial de chuva, com alto risco de condições climáticas severas em Santa Catarina e no Paraná. Neste período, a nova frente fria já terá modificado o tempo, trazendo chuvas e tempestades para áreas de São Paulo e do Centro-Oeste.
Fonte: Meon