APAGÃO NACIONAL AFETA CIDADES DO VALE DO PARAÍBA E MORADORES RELATAM FALTA DE ENERGIA
Impactos foram registrados em cidades como Taubaté e Jacareí. Operador Nacional do Sistema e Ministério de Minas e Energia afirmam que ocorrência afetou fornecimento, mas sistema já foi restabelecido no Sudeste.
Um apagão nacional afetou cidades do Vale do Paraíba e moradores relataram falta de energia elétrica nesta terça-feira (15).
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia afirmam que uma ocorrência afetou fornecimento de energia e o sistema já foi restabelecido na região Sudeste (veja mais abaixo).
Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e 25 estados. No Vale do Paraíba, moradores relataram queda de energia em ao menos doze cidades:
• Taubaté;
• São José dos Campos;
• Jacareí;
• Caraguatatuba;
• Pindamonhangaba;
• Tremembé;
• Cruzeiro;
• Guaratinguetá;
• Ubatuba
• Atibaia;
• Bom Jesus dos Perdões;
• Bragança Paulista.
Em Atibaia, cerca de cinquenta mil moradores ficaram sem energia. Em Bom Jesus dos Perdões, mais de 20 mil tiveram interrupções no serviço. Já em Ubatuba, cerca de duas mil pessoas foram afetadas. Todos já tiveram o serviço restabelecido.
REFLEXOS
Os postos do Poupatempo e do Detran em São José dos Campos, Jacareí e Taubaté tiveram queda de energia, mas a situação já foi normalizada e os locais funcionam normalmente.
No Hospital Municipal de São José dos Campos houve queda de energia, mas o local conta com gerador. As Unidades Básicas de Saúde do Jardim das Indústrias, Jardim Americano, Residencial União, Centro 2 e Campos de São José também registraram queda de energia elétrica. Os atendimentos não foram prejudicados.
Em Taubaté, alguns semáforos ficaram desligados por causa do apagão. A prefeitura não informou o número de aparelhos afetados e quanto tempo de impacto, apenas que foi por um curto período de tempo.
As equipes de Mobilidade Urbana percorrem a cidade para verificar se todos os semáforos já estão em operação novamente.
Moradora de Jacareí, a estudante universitária Kathleen Ribeiro da Silva conta que o bairro Cidade Salvador foi um dos locais afetados pelo apagão na cidade. De acordo com ela, a queda de energia aconteceu às 8h30, mas foi restabelecida cerca de 30 minutos depois.
“Eu moro com a minha avó e tivemos que parar tudo. Ela estava lavando roupa e eu fazendo alguns trabalhos, quando aconteceu esse apagão. Ficamos sem entender e sem poder fazer nada”, afirma.
Jessica Ramos, moradora do bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, contou à reportagem que a falta de energia começou por volta das 8h20 e só retornou por volta de 10h.
O QUE ACONTECEU?
Por nota, o ONS informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A ONS explicou que a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas ainda são apuradas. Acrescentou ainda que o sistema já foi restabelecido na região Sudeste.
A Elektro, que atende 26 cidades na região, e a EDP, responsável pelo fornecimento em 19, informaram que o abastecimento foi afetado pela ocorrência no SIN.
A Energisa, que atende a cidade de Bragança Paulista, informou que o serviço foi restabelecido às 8h52.