PREFEITOS DE 17 MUNICÍPIOS SE REÚNEM EM QUELUZ E VICE-GOVERNADOR ANUNCIA USINA MÓVEL DE RCC (RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL)
Foi realizada em Queluz, na quinta-feira, 20 de Julho, a primeira reunião ordinária do Consórcio Novo Vale. O Consórcio é composto por nove municípios do Vale Histórico e com a adesão de oito municípios do Vale da Fé, totalizando 17 municípios. Autoridades, representantes do setor público e privado, bem como membros da imprensa local e regional, participaram e testemunhar esse momento de grande culto para a comunidade do Vale Histórico e Vale da Fé.
O evento, que é de suma importância para a região, contou com a ilustre presença do vice-governador Felício Ramuth e dezessete prefeitos da região.
O ponto alto da reunião foi a entrega oficial da tão esperada Usina Móvel de RCC (Reciclagem de Resíduos da Construção Civil) e a apresentação de um projeto de consultoria para o plano de manejo de resíduos sólidos da região do Vale Histórico.
O investimento realizado pelo Governo do Estado para aquisição da usina foi de R$ 3.232.500,00, e seu funcionamento beneficiará todas as cidades que integram o consórcio. Esta conquista representa um avanço significativo no tratamento adequado dos resíduos da construção civil, promovendo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.
Além disso, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fez uma apresentação especial durante uma reunião. O projeto de consultoria que foi exposto, tem como objetivo a elaboração de um plano de manejo de resíduos sólidos com envolvimento de negócios locais, para a região do Vale Histórico. Essa iniciativa demonstra o compromisso do consórcio em buscar soluções inovadoras e energéticas para o gerenciamento adequado dos resíduos, promovendo ações concretas em prol do desenvolvimento econômico e ambiental.
Fundado em 2021, o Consórcio Novo Vale tem como propósito principal atuar na gestão pública de forma regionalizada, concentrando esforços para promover o desenvolvimento sustentável em todas as áreas. Com a adesão dos oito municípios do Vale da Fé, o consórcio ganha maior representatividade e fortalece sua capacidade de implementar políticas públicas efetivas para o bem-estar de toda a região.
O prefeito de Queluz, Laurindo Garcez, falou com nossa reportagem sobre o evento. “Fico muito feliz pela vinda de todos os prefeitos da região, que integrou-se no nosso grupo dos oito prefeitos mais as cidades do Vale da Fé. Agora nosso Consórcio abrange dezessete cidades e acho que vai ser muito melhor, pois, qualquer conquista, são dezessete forças que podem estar solicitando junto ao governo. Foi de muita importância este encontro. Fico muito feliz de ter sido realizado aqui em Queluz, a entrega desse cavalo mecânico com esta estrutura, esta usina, onde vai ser muito proveitoso para as cidades. Foi fantástica a união dessas cidades todas, foi a nossa maior conquista”, disse Laurindo.
O prefeito de São José do Barreiro, Alexandre Braga que é Presidente do Consórcio Novo Vale, disse a nossa reportagem que ficou muito feliz com a união desses prefeitos. “A ideia principal seriam apenas oito municípios do Vale Histórico e nós fomos procurados pelo Vale da Fé, para que eles pudessem adentrar a esse Consórcio. Hoje com dezessete municípios nós passamos a uma população de 500 mil habitantes. Fica muito mais fácil para que a gente possa pleitear recursos através do Governo do Estado, do Governo Federal, que vem focando na distribuição desses recursos via Consórcio. Fico muito feliz que a gente conseguiu tirar do papel e fazer esse Consórcio operar. Além do governo do estado, o SEBRAE tá sendo um grande parceiro do Consórcio Novo Vale”, disse Lê Braga.
Pergunto sobre as pautas mencionadas, o prefeito Lê Braga disse: “Hoje nós falamos do Serviço de Inspeção Municipal, falamos da operação da usina de reciclagem; também falamos e solicitamos ao Governo do Estado o apoio para elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico para as pequenas cidades que fazem parte do Consórcio, para que o Estado e os técnicos possam olhar de maneira especial para essas cidades, que ficaram abandonadas há anos. Fazer com que esse Plano ajude no desenvolvimento para que essas cidades se tornem sustentáveis, finalizou o prefeito Lê Braga.
SOBRE O CONSÓRCIO NOVO VALE:
O Consórcio Novo Vale foi fundado em 2021 e atualmente é composto por nove municípios do Vale Histórico. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e regionalizado, o consórcio atua em diversas áreas da gestão pública, unindo esforços para alcançar resultados positivos e duradouros. Com uma fase de adesão ao governo dos mais oito municípios do Vale da Fé, o Consórcio Novo Vale amplia sua abrangência e se fortalece como agente de transformação na região.