EMBRAER E EVE AIR MOBILITY ANUNCIAM PRIMEIRA FÁBRICA DE ‘CARROS VOADORES’ EM TAUBATÉ
A Eve Air Mobility, em parceria com a Embraer, divulgou na quinta-feira (20/07) que irá instalar sua primeira fábrica para a produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), popularmente conhecidas como “carros voadores”, em Taubaté. Os primeiros modelos devem sair da linha de produção em 2026.
O anúncio foi feito em um dia especial, a data em que se celebra o 150º aniversário de Santos Dumont, um dos pioneiros da aviação. A futura fábrica será situada numa área a ser ampliada dentro da atual unidade da Embraer na cidade. O projeto ainda está sujeito à aprovação final das autoridades competentes.
A localização oferece uma logística estratégica, proporcionando fácil acesso por rodovias e proximidade a uma linha ferroviária. Além disso, a proximidade da sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve será vantajosa para o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção.
“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, buscamos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as tecnologias e processos de fabricação mais recentes”, afirmou André Stein, co-CEO da Eve. A empresa visa oferecer produtos seguros ao mercado, mantendo-se altamente competitiva em eficiência de produção.
Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, ressaltou que a decisão está em sintonia com a estratégia de crescimento da empresa, focada em inovação e sustentabilidade. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas deste setor.”
Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística do eVTOL. Desde então, as empresas têm colaborado para desenvolver conceitos avançados de fabricação e inovação.
Alice Altissimo, Vice-Presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve, reforçou o compromisso da empresa com a excelência na fabricação do eVTOL. “Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL”, declarou.
O anúncio marca uma etapa importante para o setor de mobilidade aérea urbana, reforçando a posição de liderança da Eve e da Embraer nesta área em rápida evolução.