MAIOR EVENTO DE ESTUDOS ESPACIAIS DO MUNDO, SSP23 É OFICIALMENTE ABERTA EM SÃO JOSÉ

Evento terá nove semanas de duração, com encerramento marcado para acontecer no dia 25 de agosto

O Space Studies Programa (SSP) 23 teve sua abertura realizada na noite desta segunda-feira (26) no Parque Tecnológico, em São José dos Campos. Autoridades como o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), e o governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth (PSD), estiveram presentes na festividade que reuniu cerca de 100 estudantes de 28 nações.

O evento, considerada a conferência mais importante de treinamento da área espacial do mundo, terá duração de nove semanas. Iniciado nesta segunda, o SSP tem seu encerramento previsto para acontecer no dia 25 de agosto (sexta-feira).

A física austríaca Pascale Ehrenfreund, presidente da ISU (Internacional Space University), organizadora do evento, esteve presente também na cerimônia juntamente de outros diretores da associação.

A solenidade contou ainda com uma empolgante apresentação de samba, no melhor estilo das escolas de samba, com mestre-sala, passistas, comissão de frente e rainha de bateria, apresentada por componentes do projeto ‘Patuscada’ da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo).

Parte da programação da SSP23 será aberta ao público e inclui exibição de documentário, palestras com astronauta, competição de robótica e até lançamento de balão e foguete.

A primeira atividade com entrada livre, por exemplo, está agendada para quarta-feira (28), no auditório do Cefe, das 20h30 às 22h. Trata-se da palestra Viagem Espacial Através das Décadas e Além”, com o físico James (Jim) Green, da Nasa, e o astronauta russo Mikhail Marov. O Cefe está localizado à avenida Olivo Gomes, 250, Santana (Parque da Cidade).

As instituições de São José que hospedam as atividades acadêmicas do programa neste ano são o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). 

CIDADE SEDE.
Por ter sido certificada como a primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil, São José dos Campos foi escolhida pela ISU, única universidade no mundo totalmente dedicada à educação espacial, para sediar a 35ª edição do SSP. A cada ano, o evento ocorre num país diferente, no Brasil, é a primeira vez.

A cidade vinha se preparando para receber ao menos 300 pessoas de 50 países, que se hospedam por aqui durante o evento, movimentando a rede hoteleira, gastronômica e turística, inclisive do distrito São Francisco Xavier, que será apresentado como opção de passeio. Não é um evento de pequeno porte. Segundo a organização, serão 60 mil refeições por dia, 12 mil noites em hotéis da cidade e um incremento de 2 milhões de euros na economia local. 

“Por onde passa o SSP, ela deixa um legado de formação de startups, além de fortalecer as empresas que já existem”, disse o prefeito Anderson Farias (PSD).

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *