POLÍCIA MILITAR RECEBE NA SEDE ARMAS DE FOGO APÓS DIVULGAÇÃO DO “DESARMA” EM LORENA

Neste ultimo sábado, 29/05, a Polícia Militar recebeu na sede do 23º Batalhão da Polícia Militar em Lorena um total de 07 armas de fogo, resultado da adesão à campanha “Desarma”, que tem como objetivo incentivar a população a entregar voluntariamente suas armas, contribuindo para a segurança e o combate à violência. A iniciativa permite que proprietários ou possuidores de armas de fogo, com ou sem registro, as entreguem à Polícia Militar ou a instituições credenciadas para a devida destruição.

Como incentivo, os participantes recebem uma indenização que varia de R$ 150,00 a R$ 450,00, dependendo do tipo da arma entregue. O valor pode ser sacado em qualquer agência do Banco do Brasil.Para realizar a entrega, os interessados devem seguir um procedimento específico. Primeiro, devem preencher um requerimento eletrônico de guia de trânsito de arma de fogo no site oficial da campanha (https://desarma.mj.gov.br/SisDesar…/formulario/portador.do).

Após preencher o requerimento e imprimir a guia de trânsito, o indivíduo deve se dirigir à unidade de entrega escolhida, levando consigo a guia e, caso disponível, o documento de registro da arma de fogo. No momento da entrega, será fornecido um protocolo de indenização, que poderá ser sacado em qualquer posto de autoatendimento do Banco do Brasil. A arma de fogo será inutilizada, sempre que possível, garantindo a segurança e o impedimento do seu uso indevido. É importante ressaltar que é obrigatório obter a guia de trânsito para o transporte da arma de fogo até a unidade da Polícia Federal ou instituição credenciada.

A guia não autoriza o porte da arma, permitindo apenas o seu transporte, desmuniciada e acondicionada de maneira que não possa ser prontamente utilizada, e apenas no percurso autorizado. O transporte da arma de fogo sem a guia de trânsito ou o transporte sem observar as condições estabelecidas pode resultar em prisão em flagrante delito pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, conforme previsto no Estatuto do Desarmamento – Lei nº 10.826/03.A ação é uma parceria entre a Polícia Militar e o Ministério da Justiça, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do desarmamento e a redução da violência armada. A entrega voluntária de armas contribui para a segurança da população e auxilia no combate à criminalidade.

A Polícia Militar, por meio de sua Comunicação Social, reforça o compromisso em garantir a segurança da sociedade e incentiva a participação da população na campanha “Desarma”, promovendo a cultura de paz e a preservação da vida.

Via: A Noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *