CACHORRO VIRA-LATA AJUDA PERITO CRIMINAL EM INVESTIGAÇÕES NO VALE DO PARAÍBA

Maní tem 4 anos e um olfato apurado para detectar sangue nas investigações de homicídios.

Maní é um cachorro vira-lata, de 4 anos, que tem sido destaque no trabalho de perícia da Polícia Científica de São José dos Campos, no interior de São Paulo, por ter um olfato apurado para detectar sangue nas investigações de homicídios.

Segundo a Polícia Civil, ele é o único cão vira-lata no Brasil a realizar esse tipo de trabalho com a Polícia Científica, entrando nos cenários dos crimes procurando por vestígios.

O tutor e treinador do Maní é o João Henrique, perito criminal em São José dos Campos, que também é veterinário.

“A gente adotou ele de um local de crime que fizemos. A gente já tinha ideia de um projeto incubado e acabamos selecionando ele para entrar nesse programa. Fizemos o treinamento dele para detecção de sangue e tudo começou a andar muito rápido por causa do resultado que ele acabou dando para as investigações”, disse o perito criminal.

O vira-lata tem sido sucesso nas buscas. Ao todo, Maní já participou de quase 30 investigações na região do Vale do Paraíba e região e em todas elas encontrou elementos que os peritos humanos não tinham encontrado.

“Maní já é da nossa equipe. Ele otimiza nosso recurso, é eficaz na detecção de sangue, nós auxilia e muito na continuação da investigação, na identificação da autoria e posteriores prisões”, conta o delegado Neimar Camargo.

Nesta semana, o Maní está em Brasília, no Distrito Federal, com o tutor João, sendo apresentado para outros peritos. A ideia da Polícia Científica aqui de São José dos Campos é fazer do cão um exemplo nacional no ramo das investigações.

“Maní é um animal, é um cão de faro, cuja a expertise é a única do mundo, que é farejar sangue latente. Ele traz para a gente uma economicidade absurda em termos de utilização de substâncias como luminol. Ele consegue ser efetivo no local dos fatos, porque vai diretamente onde o sangue foi lavado”, explicou Silvio Garcez, diretor do Núcleo de Perícias de São José dos Campos.

Via: G1 Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *