CEM VEZES MAIS POTENTE DO QUE MACONHA, K9 AVANÇA PELO INTERIOR DE SÃO PAULO
Polícia paulista tenta fechar o cerco contra o avanço da droga K9 pelo interior paulista enquanto faltam dados para análise de consumo de sobre crack em observatório
Em meio ao apagão de dados de São Paulo no Observatório do Crack, mantido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), o estado mais rico da federação teme o avanço da droga K9 para o interior.
Considerado cem vezes mais potente do que a maconha e chamado de ‘droga de efeito zumbi’ – usuários ficam entorpecidos –, o novo entorpecente da família K tem um efeito ainda mais devastador do que o crack, causando efeitos por horas e podendo levar à morte. A dependência é imediata.
Nos primeiros quatro meses de 2023, mais de 210 notificações de casos suspeitos de intoxicação por canabinoides sintéticos foram registrados em São Paulo.
Trata-se da família das drogas K, com derivações como K2, K4 e K9 — compostos sintéticos feitos em laboratório que possuem efeitos semelhantes aos do THC (tetrahidrocanabinol), a principal substância psicoativa das plantas do gênero Cannabis, da maconha.
A K9 começou a aparecer na Cracolândia, na região central de São Paulo, e agora se espalha pelo interior.
No começo de maio, a Polícia Militar prendeu três mulheres e um homem na Vila Cristina, em Campos de Jordão, com mais de 5,6 mil pinos de K9 – uma das maiores apreensões deste ano.
No final de abril, policiais civis de Campos do Jordão prenderam oito pessoas na cidade e em Pindamonhangaba. Um dos presos foi apontado como chefe do tráfico local e responsável pela introdução da droga K9 na cidade.
Na região de Campinas, um homem foi preso após atear fogo em uma viatura da Polícia Civil no início de maio. Ele confessou que estava sob o efeito de K9 e que havia tido alucinações.
Na terça-feira (9), Policiais Civis desmontaram um laboratório de cultivo de maconha no Guarujá. A droga era usada para produção de skunk e K9.
Prisões
Ao menos 20 pessoas foram presas neste ano durante ações da ‘Operação Saturação K9’, lançada pela polícia paulista para conter o avanço da K9 pelo estado, especialmente no interior. Do total de presos, 12 foram detidos em cidades do Vale dop Paraíba, como Campos do Jordão e Pindamonhangaba.
Fonte: O Vale