BAIXO ESTOQUE DE SANGUE COLOCA EM RISCO TRANSFUSÕES PARA HOSPITAIS DA REGIÃO

Hemocentro de Taubaté tem dificuldades para atender hospitais na RMVale; Com queda nas doações, tipos O+ e A- tem maior defasagem

O Hemocentro de Taubaté, que atende toda a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), enfrenta meses de baixos números em seu estoque do banco de sangue. Os primeiros meses do ano foram marcados por incertezas e receio de não conseguir atender a demanda dos hospitais que necessitam da reposição. O baixo e inconstante número de doadores, preocupa toda a saúde regional.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. O banco é usado para atender pacientes transplantados, os que estão no centro cirúrgico, hemofílicos e pacientes com câncer.

Com a demanda de 25 hospitais distribuídos na RMVale, o Hemocentro passa por dificuldades. Entre março e abril, a baixa repentina no número de doadores prejudicou o estoque do banco de sangue.

Em entrevista ao Jornal Atos, a administração do hemonúcleo ressaltou que os tipos sanguíneos com menor quantidade no estoque são AB-; B-; O+ e

A-. “O mais estratégico para nós é o O-, popularmente conhecido como ‘doador universal’, mas hoje, estamos com menores índices principalmente no A- e O+, que, apesar de ser o mais comum, tem alta demanda”, explicou a agente de captação de doadores do hemonúcleo, Andréia Martha da Silva.

A consciência da importância de ser um doador e contribuir com a saúde da região é o principal motivador dos voluntários. O estudante José Samuel Santos da Silva, de 19 anos, fez sua primeira doação na última sexta-feira (5) no Hemocentro de Taubaté. “Eu sempre tive muita vontade de doar sangue, mas não tive a oportunidade antes. Há mais ou menos três meses, comecei a fazer o curso de técnico de enfermagem e lá a gente aprendeu a importância da doação de sangue e como pode fazer a diferença na vida de outras pessoas”, contou o jovem, que mora na cidade de Areias e foi a Taubaté em uma caravana de campanha de doação. Ele ressaltou que pretende voltar outras vezes.

Já para o operador de caixa Gabriel Giovani da Silva, de 26 anos, a motivação veio após receber transfusões devido a complicações na saúde. “Fui diagnosticado com uma anemia profunda e uma infecção no sangue seguida de desidratação. Com isso precisei fazer transfusões sanguíneas, e após a terceira bolsa consegui ter uma melhora”.

Silva, que mora na cidade de Cruzeiro, doou pela primeira vez em abril de 2022 e voltou nesse ano para nova doação.

Desde 2017 o atendimento para doadores na região é centralizado em Taubaté. A medida veio com uma mudança na administração do Hemocentro, em estratégia que alterou os métodos de coleta. Anteriormente, uma equipe da unidade coletava o material em unidades espalhadas pela RMVale. Para tentar reduzir a rejeição com a necessidade de deslocamento, caravanas de campanhas de doações fornecem aos doadores transporte gratuito, com intervalos quinzenais ou mensais pelas secretarias de Saúde dos municípios atendidos.
“Receber os doadores é mais viável para o hemonúcleo e para os organizadores de campanhas. Nós temos a estrutura adequada, garantindo conforto, climatização correta, ambiente correto de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, além da produção do sangue que é coletado e processado. Não precisa passar pelo período de transporte do material”, ressaltou Andréia.

Quem pode doar

Pessoas dos 16 aos 69 anos, que estejam em bom estado de saúde e pesem no mínimo 51kg. Para mulheres, é necessário um intervalo de noventa dias entre as doações, sendo assim é possível realizar três doações por ano. Já para os homens, o intervalo é de sessenta dias, totalizando quatro doações em 12 meses. Todas as informações de quanto tempo esperar para doar em caso de problemas de saúde, procedimentos estéticos, piercings ou tatuagens podem ser conferidas no site hemocentro.fmrp.usp.br.
“Não existe nada sintético que substitua o sangue em caso de necessidade, por isso, contamos com a solidariedade e apoio dos moradores de todos os municípios da região na sensibilização sobre doação de sangue”, destacou a coordenadora.

O horário também pode ser agendado no Hemocentro, pelo site livia.bot/hemocentrorp/index.html, ou por telefone (12) 3624 1273. O hemonúcleo funciona em Taubaté, no endereço avenida Inglaterra, nº 190, no bairro Jardim das Nações.

Fonte: Jornal Atos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *