HÁ 29 ANOS O BRASIL PERDIA O PILOTO AYRTON SENNA

Ídolo é declarado Patrono do Esporte Brasileiro

Um herói nacional. Assim, Ayrton Senna ficou marcado na história do Brasil e da Fórmula 1. O dia 1º de maio de 1994 é lembrado até hoje como uma das datas mais tristes do país. Senna tinha 34 anos quando, durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália, perdeu o controle de seu carro e bateu violentamente contra um muro na curva Tamburello, em Ímola.

A morte do piloto trouxe mais segurança para a Fórmula Um. Entre elas, novas barreiras, curvas redesenhadas para minimizar a possibilidade de acidentes. Um exemplo pôde ser visto em em 2021, também na Itália, em um acidente envolvendo Max Verstappen e Lewis Hamilton. Foi por pouco que o pneu do carro do holandês não acertou a cabeça de Hamilton, que disse ter sentido apenas dores no pescoço após o choque.

PATRONO DO ESPORTE

Na última quarta-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin sancionou a lei que o tornou o patrono do esporte brasileiro. A lei, sancionada e publicada no Diário Oficial da União, é uma verdadeira honraria ao brasileiro tricampeão mundial de Fórmula. Se vivo, o Senna estaria com 63 anos.

Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo em 21 de março de 1960 e começou a carreira no automobilismo nos anos de 1970, no kart. Em 1984, ele estreou na Fórmula 1 e ganhou três títulos mundiais em 1988, 1990 e 1991.

A homenagem é resultado do projeto de lei 2.793/2019, apresentado pelo deputado Filipe Barros, que destaca a atuação esportiva de Senna e a representatividade dele para o esporte brasileiro.

Via: Meon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *