AREIAS TEM EVENTO DE HOMENAGEM: MEDALHA MAJOR MANOEL DA SILVA LEME

O evento aconteceu na Casa da Cultura de Areias a entrega da Medalha Major Manoel da Silva Leme.


O projeto foi idealizado no ano de 2022 pela secretária administrativa Vera Ribeiro de Campos, na época, alocada na Secretaria Municipal de Cultura, e é amparado pela Lei Municipal 1.402 de 06/04/2023, e Portaria 114 de 13/04/2023 que cria a Comissão Permanente.

A honraria Medalha Major Manoel da Silva Leme é composta de Medalha e Certificado ofertados pela Prefeitura Municipal de Areias e Secretaria Municipal de Cultura. E tem como objetivo homenagear o célebre morador de Areias, Major Manoel da Silva Leme, que desempenhara diversos cargos públicos na cidade de Areias, entre eles Vereador e Presidente da Câmara. O Major Manoel da Silva Leme nasceu em 1794 e falecera em 1875, e foi Chefe da Guarda Nacional tendo recebido o título de Major do Governo Imperial.

A projeto prevê contemplar três pessoas que se destacarem no cenário artístico, cultural e literário no município a cada quatro meses, indicadas e eleitas pela maioria de votos através de Comissão Permanente.

Os primeiros a serem homenageados foram: Heber Alves de Camargo, como autor e compositor da letra e melodia do Hino municipal de Areias; Roberto Coelho, como escritor e poeta onde Areias é retratada; e o grupo Mulheres de Fibras, como artesãs de Areias.

Estiveram presentes autoridades locais, Comissão Permanente, homenageados e família, o descendente do Major: senhor Marcello Augusto de Oliveira Borges, o doador do quadro que retrata o Major: senhor Pedro Paulo Faria e a artista que pintou o quadro que ficará exposto no salão Monteiro Lobato, Zélia Tavares.

O registro das pessoas contempladas estará exposto através de suas respectivas biografias no Salão Nobre Monteiro Lobato, na Casa da Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *