CNBB DISCURSA CONTRA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E FAZ APELO PELA PROTEÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM APARECIDA

Mais de 450 bispos da Igreja Católica estão reunidos para a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro religioso se estende até o dia 28.

Em mensagem elaborada nesta quarta-feira (19) na 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) discursou contra a violência nas escolas e fez apelo pela exaltação e proteção dos povos indígenas.

Também nesta quarta-feira (19), a CNBB lançou um documento com sugestões de ações de paz e fraternidade que podem ser desenvolvidas nas escolas diante da onda de violência envolvendo as comunidades escolares no Brasil nas últimas semanas.

No documento, a CNBB fala principalmente da importância do diálogo e de criar um ambiente escolar de confiança, sensível e de parceria, alertando que o isolamento e a indiferença podem agravar a insegurança. 

Durante entrevista coletiva de lideranças no Santuário Nacional, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, analisou que o cenário de violência e medo nas escolas foi fomentado por lideranças políticas.

“Essa realidade nos surpreende, mas também compreendemos que trata-se de consequências dos caminhos que nós temos tomado, lamentavelmente, a partir de lideranças políticas importantes, que fomentam o ódio, desavenças, dificuldades e fomentando, sobretudo, o comprometimento da fraternidade universal”, disse.

almor falou sobre o documento lançado e destacou que o caminho para enfrentar a violência é por meio do diálogo e da construção de uma cultura de paz.

“Precisamos encontrar caminhos de diálogo, oferta de serviços e indicações concretas, porque essa situação que tem acontecido nas escolas, com violência, nos preocupa muito. Nós temos que enfrentar de modo corajoso, sem pânico, mas de modo muito decisivo, para que uma nova cultura, a cultura da paz, se estabeleça e nós possamos assim servir melhor com a nossa educação, em diálogo com todo o contexto e em conjunto da sociedade”, completou.

Via: G1 Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *